São Paulo, quarta-feira, 17 de dezembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Banco de horas tem preferência

MAURICIO ESPOSITO
DA REPORTAGEM LOCAL

Pesquisa realizada pela Abimaq (Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos) revela que empresários do setor estão mais propensos à criação de um banco de horas do que à redução da jornada de trabalho e salários para evitar demissões.
A entidade enviou a pesquisa a 457 empresas filiadas do Estado de São Paulo. Todas estão na base da Força Sindical- que já concordou em negociar a redução. Até ontem, 168 haviam respondido.
As empresas que encontram-se na base da CUT não foram consultadas pela Abimaq.
Entre as respostas obtidas, 82 empresas gostariam que a entidade começasse a discutir com os sindicatos de trabalhadores a criação de um banco de horas.
A redução de jornada e salários foi defendida por 39 empresas. As 47 restantes não desejam mudanças neste momento.
"Vamos esperar mais respostas, pois o tema merece embasamento", afirmou o presidente da Abimaq, Sérgio Magalhães.
Segundo ele, começa a se delinear uma preferência pela criação do banco de horas, a exemplo do já ocorre um países europeus.
"O setor de máquinas demora mais para sentir retração".
A Abimaq irá esperar respostas de mais empresas por aproximadamente uma semana, para então procurar representantes dos sindicatos de trabalhadores.
A Multibras, fabricantes de eletrodomésticos (marcas Brastemp e Consul), reduziu o período de férias coletivas de seus funcionários.
O motivo foi uma recuperação nas vendas na última semana, segundo informou a empresa. Em novembro, a Multibras havia anunciado que iria ampliar o período de férias coletivas devido à queda nas vendas. A maioria dos funcionários deve voltar ao trabalho na primeira semana de janeiro e não mais perto do dia 15.

Texto Anterior: FHC faz apelo ao Congresso
Próximo Texto: FHC recua e recebe a CUT após acordo da Volks
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.