São Paulo, sábado, 20 de dezembro de 1997
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Os problemas do DNER

. Cargos de direção são utilizados para nomeações políticas. Flávio Góes Menicucci assumiu o distrito do DNER de Minas Gerais apadrinhado pelo deputado Newton Cardoso (PMDB-MG), apesar de ter uma empreiteira falida e cobranças judiciais pendentes

. Apesar de estar no cadastro de inadimplentes do governo e ter tido prisão preventiva decretada por não responder a processo de estelionato, Wellington Lins de Albuquerque foi nomeado diretor do DNER no Amazonas em março

. O advogado Modesto Carvalhosa, integrante de comissão criada para identificar irregularidades durante o governo de Itamar Franco, revela que o DNER é um dos principais focos de favorecimentos no governo. O relatório da comissão foi arquivado

. Parlamentares incluem verbas para obras já na proposta de orçamento do Ministério dos Transportes. Num grupo de 20 projetos do DNER, no valor de R$ 21 milhões, só dois foram considerados "técnicos"

. Errata do relatório do Orçamento de 98 acrescentou R$ 4,3 milhões às verbas do DNER. A errata identifica órgãos do governo como autores das emendas, o que é proibido pelo regimento do Congresso

. O superintendente-geral do órgão, Maurício Hasenclever Borges, utiliza aviões de uma construtora em seus deslocamentos

. Sindicância do Ministério dos Transportes investiga convênio do DNER com empresa de serviços odontológicos, supostamente superfaturado. O valor do contrato seria suficiente para atender 80 mil pessoas, mas o órgão tem só 56 mil funcionários e dependentes

. Promessa de tapar buracos de todas as estradas do país em 120 dias, feita por FHC em 17.jun, não foi cumprida até 30.out. Na ocasião, o DNER devia R$ 125 milhões a empreiteiras por serviços emergenciais e havia completado 74% da meta de restaurar 28.418 km

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