São Paulo, sábado, 20 de dezembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Malan espera que PIB cresça 2% em 1998

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O ministro da Fazenda, Pedro Malan, disse ontem que a economia brasileira "não crescerá menos do que 2% no ano que vem". A estimativa foi feita ontem durante a 14ª reunião ministerial do governo. Até então, as projeções variavam de 2% para baixo.
Segundo o porta-voz da Presidência, Sergio Amaral, que relatou as participações dos ministros na reunião, Malan disse que a economia este ano crescerá entre 3,5% e 3,8%.
Segundo os dados divulgados, no período 1994/1997 o PIB (Produto Interno Bruto) brasileiro cresceu, em média, 4,1% ao ano. Esse ritmo, na América Latina, só foi superado pelo Chile, cujo PIB cresceu em média 6,4%, de acordo com o ministro da Fazenda.
As estimativas de um crescimento modesto ou até de recessão em 98 foram feitas após o pacote fiscal e a alta dos juros.
A apresentação seguinte coube ao ministro do Planejamento, Antonio Kandir, que afirmou ter dados que indicam "que o Brasil está preparado para o desenvolvimento". Citou como exemplo o crescimento no volume de investimentos estrangeiros no Brasil.
No segundo trimestre de 1995, a taxa de investimento em relação ao PIB foi de 16,2%. O mesmo índice, no terceiro trimestre de 1997, foi de 18,6%. Kandir afirmou que essa "é uma tendência crescente, constante e consistente" e que não deve se alterar em médio prazo.
BNDES
Ainda segundo Kandir, o fato de o BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) ter aumentado de R$ 7 bilhões para R$ 18 bilhões os seus investimentos no país (entre 1995 e 1997) fez com que fossem gerados ou mantidos 2,7 milhões de empregos.
Além desse total, outros 3,3 milhões de empregos foram criados ou mantidos por causa dos investimentos no programa "Brasil em Ação" -o conjunto de 42 projetos prioritários, carro-chefe do projeto de reeleição.
Para 1998, a estimativa é que sejam criados ou mantidos 3,8 milhões de empregos pelo mesmo programa.

Texto Anterior: Governo reduz II de 343 produtos
Próximo Texto: Bovespa cai até 6% e se recupera com NY
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.