São Paulo, sábado, 20 de dezembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Judias processam bancos franceses

Caso é o mesmo de bancos suíços

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Duas judias de Nova York estão processando nove bancos franceses que teriam se apoderado do dinheiro de suas famílias. Elas sobreviveram ao regime de Vichy, que colaborava com os nazistas durante a Segunda Guerra. A ação judicial pode ser o início de um caso parecido com o dos bancos suíços.
Cerca de 75 mil judeus foram presos na França na época. O Estado confiscou bilhões de francos depositados pelos judeus. A ação não cita valores de indenização, mas advogados dizem que "milhares de pessoas" poderiam entrar nesse processo.
Fernande Bodner, 69, vivia em Paris com o pai durante a ocupação alemã. Após a prisão e deportação do pai, sobreviveu graças ao movimento de resistência. Anna Zajdenberg, 64, a outra mulher que entrou com o processo, se escondeu com uma família cristã. Sua família morreu em Auschwitz.
Associações de vítimas do Holocausto pedem indenização de US$ 20 bilhões contra bancos suíços, alegando que eles teriam ficado com o dinheiro das contas dos judeus que morreram na guerra.

Texto Anterior: Reunião deve acertar transição
Próximo Texto: Católicos cancelam cruzeiro para Cuba
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.