São Paulo, sábado, 20 de dezembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Rushdie é visto com frequência

DA REPORTAGEM LOCAL

Nos últimos dois anos, Salman Rushdie tem aparecido com frequência em locais públicos. Em 95, ele anunciou 12 horas antes que iria à noite de autógrafos de seu último livro, "O Último Suspiro do Mouro", em Londres, onde mora.
Para entrar no local do lançamento, todos os convidados foram revistados. A postos, agentes da Scotland Yard vigiavam o público.
"Venho tentando emergir da sombra há algum tempo. É importante mostrar que não estou intimidado", disse à Folha na época.
Desde 89, ele recebe proteção da polícia britânica 24 horas por dia. O esquema de segurança era tão rígido que ajudou a destruir seu segundo casamento, com a norte-americana Marianne Wiggins. Em apenas cinco meses, o casal dormiu em 56 lugares diferentes.
Suas aparições -e os gastos do governo com sua segurança- são frequentemente criticados.
"Alguns comentaristas me criticam por me deixar ser visto. Que reflitam sobre a 'mensagem' que seria transmitida se permanecesse invisível. Será que queremos dizer ao mundo que as 'fatwas' funcionam?", diz Rushdie.

Texto Anterior: Saiba como foi dada a sentença
Próximo Texto: Condenação é irrevogável
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.