São Paulo, domingo, 28 de dezembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Católicos iniciaram catequização

DA ENVIADA ESPECIAL

Assim como os evangélicos hoje, a Igreja Católica sempre se empenhou na catequização dos povos indígenas brasileiros.
Várias ordens atuaram no país -carmelitas, franciscanos, mercedários e principalmente jesuítas.
No início da colonização portuguesa, porém, não tratavam apenas de difundir o cristianismo, mas também administravam as aldeias e organizavam as atividades produtivas e comerciais.
Por isso a igreja enfrentava forte resistência dos colonos, que tentavam reduzir os indígenas à escravidão. A disputa entre religiosos e colonos produziu interminável sucessão de decretos da Coroa, ora permitindo, ora proibindo a escravização dos índios.
Os aldeamentos permanentes de indígenas desempenhavam diversas funções importantes para a Coroa: produziam alimentos para as cidades, forneciam mão-de-obra barata para obras públicas e tropas para combater invasores estrangeiros e negros rebelados.
Mas mesmo os índios submetidos à tutela religiosa não estavam livres de serem explorados pelos fazendeiros. Alguns aldeamentos eram obrigados a colocar parte de seus integrantes sob a "proteção" de colonos portugueses, para os quais deveriam trabalhar e, em troca, receber educação cristã.
Na prática, esses índios eram transformados em escravos.

Texto Anterior: 'Falta autoridade moral ao Estado'
Próximo Texto: 'Sai diabo, sai em nome de Jesus', diz índia xavante
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.