São Paulo, sábado, 1 de fevereiro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Personagem mimetiza Gil, Chico e Zé do Caixão

JOSÉ GERALDO COUTO
ESPECIAL PARA A FOLHA

Um dos principais atrativos de "Ed Mort" são as participações especiais das personalidades em quem o Silva, "mestre do disfarce", se metamorfoseia: Chico Buarque, Gilberto Gil, Cauby Peixoto, Luiza Thomé, Zé do Caixão e Marília Gabriela.
Todos eles foram dublados pelo ator e roteirista José Rubens Chachá, que aparece como o Silva sem disfarce no final do filme.
Os encontros do Silva com Ed Mort são secretos, pois ele está sendo ameaçado de morte. A cada vez que aparece, está metamorfoseado em alguém diferente.
Um dos encontros mais divertidos acontece num motel. Ed Mort recebe um telefonema que o manda ir a uma determinada suíte e lá encontra... Luiza Thomé, o que o obriga a um esforço supremo para lembrar que ela, na verdade, é o Silva.
"A gente fez com a Luiza uma coisa de assumir um gestual masculino", lembra Alain Fresnot. "Mas esqueci de fazê-la roer as unhas, que é um cacoete do Silva e que todos os disfarces fazem."
Segundo o cineasta, as mutações do personagem partiram de uma idéia que já havia na revista em quadrinhos.
"Uma vez o Silva ia encontrar o Ed no bar e punha uma máscara de Tancredo Neves. A partir daí a gente chegou a essa idéia da metamorfose completa."
A participação de Chico Buarque foi a mais complicada e tomou dois dias de filmagem. Ele aparece diante de um bar, cercado por uma multidão de fãs. "Embora a figuração fosse toda paga, as pessoas aproveitaram para pedir autógrafo de verdade", lembra Fresnot.
Segundo ele, o compositor fala muito depressa, o que exigiu um grande esforço de Chachá na hora da dublagem. "Mas o Chico foi muito simpático, e parece ter se divertido bastante."
(JGC)

Texto Anterior: Filme tem trama rocambolesca
Próximo Texto: Coluna Joyce Pascowitch
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.