São Paulo, segunda-feira, 3 de fevereiro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Obra de Staden descreve litoral

SYLVIA COLOMBO
DA REDAÇÃO

O alemão Hans Staden veio ao Brasil no século 16, quando todo dia era dia de índio -tupiniquins e tamoios dominavam a costa.
Staden, um arcabuzeiro, publicou obra importante para o conhecimento do litoral norte paulista nos anos pós-descobrimento.
Sua primeira viagem, para Pernambuco, aconteceu numa nau portuguesa, em 1547, quando o aventureiro tinha cerca de 22 anos.
Mas o alemão voltou em 1549, num navio espanhol que naufragou em Santa Catarina. Em 1551, seguindo para o norte, foi a pique novamente, em Itanhaém.
Staden, que sabia que o mundo dá voltas, tornou-se encarregado do forte na barra de Bertioga.
Capturado pelos tamoios, viveu dez meses entre Bertioga e Boiçucanga, na iminência de ser canibalizado, até escapar rumo à Europa.
Sua obra "Duas Viagens ao Brasil", de 1557, foi traduzida para 11 línguas. Fundamental para estudos etnográficos, o livro é falho na descrição de fauna e flora.
(SC)

Texto Anterior: Arquitetura é a 'praia' de São Sebastião
Próximo Texto: Glórias do passado dão graça à Jordânia
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.