São Paulo, terça-feira, 4 de fevereiro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Temer e Prisco prometem ser independentes

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O candidato do governo à presidência da Câmara, Michel Temer (PMDB-SP), contestou ontem a acusação da oposição de que ele será subserviente ao presidente Fernando Henrique Cardoso.
Apesar de ter o próprio FHC como principal cabo eleitoral, Temer procurou reforçar o discurso em favor da "autonomia" e da "independência" do Legislativo.
"O que ocorre é que os projetos encaminhados pelo Executivo, especialmente os de reforma constitucional, andaram com maior rapidez. Mas isso não significa que, na nossa gestão, vamos ter qualquer atrelamento ao Executivo."
Na busca do apoio dos partidos de esquerda, o deputado Prisco Viana (PPB-BA) declarou que sua candidatura à presidência da Câmara não segue orientação do ex-prefeito Paulo Maluf (PPB).
"Eu sou o candidato mais livre. Não tenho vinculação com o governo nem intimidades com o Maluf. Ele não é parte disso", disse.
Prisco disse que, graças a seu próprio esforço, irá para o segundo turno na disputa da Câmara: "Se ele (Maluf) quiser tirar proveito publicitário disso, o problema é dele", declarou. Prisco disse que não é candidato do governo FHC nem das oposições.
O terceiro candidato, Wilson Campos (PSDB-PE), passou o dia visitando os gabinetes dos deputados e telefonando para aqueles que não estavam em Brasília para confirmar seu mapa de eleitores.
Até ontem, o Planalto não tinha conseguido convencer o deputado a desistir. Apesar das pressões e negociações, Campos declarou que será candidato "até o fim".
As negociações envolveram diretamente o presidente Fernando Henrique Cardoso. O governo oferece a 1ª vice-presidência a Campos em troca de sua desistência.

Texto Anterior: O que diz o regimento da Câmara
Próximo Texto: Luís Eduardo afirma que reeleição ajuda reformas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.