São Paulo, terça-feira, 4 de fevereiro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Motorista desvia e perde o controle

DA AGÊNCIA FOLHA EM BELO HORIZONTE

O acidente em Belo Horizonte envolveu em primeiro lugar dois ônibus, um da empresa São Bernardo e outro da Transnorte.
Segundo o cobrador Marcelo Matozinhos Dias, 20, que trabalha na empresa São Bernardo, o ônibus da companhia foi atingido na lateral por um outro que saía da garagem da viação Transnorte.
O motorista Gerivaldo Carlos Reis, da São Bernardo, está internado na UTI (unidade de terapia intensiva) do hospital Odilon Behrens. Ele corre risco de vida.
Reis tentou desviar do outro ônibus, mas acabou perdendo o controle do veículo.
Antes de cair no barranco, o ônibus atravessou a avenida por cerca de 50 metros, passou por cima de três canteiros, atingiu três carros e destruiu um muro de concreto.
Segundo o boletim de ocorrência, o motorista do ônibus da Transnorte, Otávio Pereira Duarte, afirmou que estava manobrando o veículo em uma rampa da garagem da empresa, quando o freio "endureceu".
Duarte disse ter acionado o freio de mão, mas o veículo desceu a rampa em direção à avenida, rompendo o portão de ferro da garagem e atingindo o coletivo.
Um dos carros atingidos pelo ônibus desgovernado, um Fiat Uno ano 91, teve perda total, segundo seu proprietário, Waldomiro Mendes de Almeida. Os motoristas e passageiros dos automóveis não se feriram.
Todas os mortos e feridos no acidente estavam no ônibus da empresa São Bernardo. O passageiro Domingos Floriano de Souza, 40, foi socorrido com vida e levado para o hospital João 23, onde morreu por volta de 14h com traumatismo craniano.
O Instituto Médico-Legal informou que estavam sem identificação até as 16h de ontem os corpos de um homem e uma mulher que morreram no acidente.
Os feridos foram levados para os hospitais João 23 e Odilon Behrens, em Belo Horizonte. Às 16h de ontem, quatro passageiros continuavam internados em estado grave no hospital João 23.
Segundo a coordenadora médica do hospital, Sandra de Souza Carneiro, houve necessidade de reforço da equipe médica, com a presença de mais dois ortopedistas para atender a todas as vítimas.
O hospital Odilon Behrens informou que 31 vítimas foram atendidas. O motorista do ônibus acidentado, que sofreu ferimentos generalizados, era o único em estado grave no hospital no final da tarde de ontem.
A reportagem da Agência Folha procurou às 14h diretores da Transnorte e da empresa São Bernardo, mas ninguém foi encontrado. Houve novas tentativas às 16h e 17h, mas eles continuavam ausentes.

Texto Anterior: Acidentes com ônibus matam 5 em SP e BH
Próximo Texto: Pessoas caíram sobre as outras
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.