São Paulo, terça-feira, 4 de fevereiro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Manual ajuda novatos

DA SUCURSAL DO RIO

Na disputa pela nota 10 na avenida, as escolas levam em conta os mínimos detalhes.
O coreógrafo e presidente da ala de passo marcado da Acadêmicos do Grande Rio, Bira Xavier, 34, criou um manual para os 90 integrantes da ala.
O manual visa, segundo ele, a "preparar o lado espiritual e psicológico" dos componentes, por meio de recomendações sobre como se comportar no dia do desfile.
As principais dicas dizem respeito à alimentação -os pratos muito condimentados devem ser evitados- e ao horário de chegada à concentração.
"Engarrafamento e temporal não justificam atraso. Todo mundo sabe que essas coisas podem acontecer. É melhor chegar adiantado que atrasado", afirma Xavier.
Antes de sair de casa, o componente deve checar, "com calma", item por item, se a fantasia está em ordem. "Assim, o componente sai de casa tranquilo e pode curtir melhor o desfile."
Outra recomendação, por ser período de verão, é evitar a praia no dia do desfile.
"As pessoas brancas podem ficar com as costas queimadas, e as negras, com o corpo quente, o que atrapalha o uso da fantasia e a evolução", explica o presidente da ala.
Bira Xavier teve que mudar o cronograma de ensaios porque, apenas um mês atrás, o carnavalesco da Grande Rio, Alexandre Louzada, acrescentou 10 componentes à ala, que já tinha 80, devidamente ensaiados. "Felizmente, os novos são pessoas com experiência."

Texto Anterior: Escolas simulam desfile nas ruas do Rio
Próximo Texto: Pitta nomeia administrador sob suspeita
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.