São Paulo, terça-feira, 4 de fevereiro de 1997
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Supermercado fatura mais em janeiro

FÁTIMA FERNANDES
DA REPORTAGEM LOCAL

Os supermercados paulistas fecharam janeiro com faturamento 2% maior do que o de igual período de 1996, segundo levantamento preliminar da Apas (Associação Paulista dos Supermercados).
Com relação a novembro do ano passado, houve queda de 2%. "É essa comparação que nos interessa. Assim, as vendas não foram boas", diz Omar Assaf, presidente da Apas.
Para ele, os dois primeiros meses do ano são tradicionalmente ruins para o setor, que deve registrar melhora nas vendas somente a partir de março.
Nos pequenos supermercados, as vendas caíram mais ainda em janeiro -de 3% a 4% sobre janeiro do ano passado e 8% sobre novembro de 1996, informa Wilson Tanaka, presidente do Sincovaga, que reúne o setor.
Tanaka diz que os supermercadistas já esperavam um início de ano fraco porque já vinham registrando vendas menores no último trimestre de 1996.
"Nunca vi a cidade de São Paulo tão vazia como neste ano. Acreditamos que o consumo vai melhorar só depois do Carnaval."
A rede Barateiro, de qualquer forma, não tem do que reclamar. Iniciou o ano com aumento de 15% no faturamento em comparação com janeiro do ano passado. As vendas empataram em relação a novembro de 1996.
João Fernandes D'Almeida Filho, diretor de marketing, atribui o bom desempenho às promoções.
Para ele, fevereiro deve manter esse ritmo de crescimento também por conta das ofertas e distribuição de brindes para os clientes.
Na rede de supermercados São Jorge, as vendas em janeiro foram "um pouco melhores" do que as registradas em igual mês do ano passado, informa Francisco Neto, diretor operacional.

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