São Paulo, quinta-feira, 6 de fevereiro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Malufista vence aliado de FHC

DENISE MADUEÑO
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O governo FHC foi derrotado ontem na tentativa de afastar um integrante da Mesa da Câmara ligado ao ex-prefeito de São Paulo Paulo Maluf (PPB).
O candidato do PPB à 2ª vice-presidência, Severino Cavalcanti (PE), venceu o candidato do governo, Pauderney Avelino (PPB-AM), por 323 votos a 133.
O cargo pertence ao PPB, de acordo com as regras de proporcionalidade verificada na distribuição das vagas da Mesa. "Essa foi a primeira derrota do governo. O ministro Sérgio Motta (Comunicações) telefonou para os deputados pedindo o voto contra mim", disse Cavalcanti.
Apesar de indicado oficialmente pelo partido para ocupar a vaga, Cavalcanti foi vetado pelo comando político do governo porque seguiu a recomendação do seu partido e não votou a emenda que permite a reeleição do presidente Fernando Henrique Cardoso.
O deputado declarou ser contra a reeleição. "Ele vota contra o governo, xinga, critica. Ele não vota comigo e eu não voto nele", disse o líder do governo na Câmara, Benito Gama (PFL-BA). Benito foi um dos responsáveis pelo veto ao deputado, junto com o líder do PFL, Inocêncio Oliveira (PE).
A indicação de Pauderney para a chapa oficial do presidente Michel Temer (PMDB-SP) contou com o aval do ministro Francisco Dornelles (Indústria e Comércio), que também apoiou a emenda da reeleição, mesmo sendo do PPB.

Texto Anterior: Temer avalizou negócio irregular
Próximo Texto: PPB perde deputados para PFL e PSDB; Maluf rejeita dissidente
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.