São Paulo, quinta-feira, 6 de fevereiro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PPB perde deputados para PFL e PSDB; Maluf rejeita dissidente

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Desde a aprovação em primeiro turno da emenda da reeleição na Câmara, no último dia 28, o PPB já perdeu dois deputados para o PSDB, dois para o PFL, e outro deve se filiar ao PFL nesta semana.
O deputado Wigberto Tartuce (PPB-DF) procurou Paulo Maluf para avisar da saída de deputados do partido após a aprovação da reeleição, mas foi rejeitado pelo ex-prefeito paulistano por ter sido um dos pepebistas que votou a favor da emenda.
Bem-humorado, Tartuce mandou o seguinte recado a Maluf: "Te amo. Te dei uma traidinha, mas quero ficar contigo".
Tartuce insistiu durante uma semana, sem ser recebido por Maluf. Até que decidiu mandar ao líder uma fita gravada com uma música do compositor sertanejo Zezé de Camargo.
A letra da música "Briga Comigo, mas Não Vá!" diz: "Eu sei que entre nós ainda tem jeito/Vem pra perto do meu peito/Vem ouvir meu coração/Brigar qualquer pessoa que ama briga/E não é por uma intriga/Que acaba uma paixão".
Tartuce diz que compreende a tristeza de Maluf. "Ele ficou atordoado. Levou uma cacetada. Não esperava 45 'traíras' (na realidade, 44 deputados do PPB votaram a favor da reeleição)."
Mas o deputado argumenta que é preciso montar uma estratégia para evitar mais perdas. Basílio Villani (PR) e Renato Jonhsson (PR) se filiaram ao PSDB. Já Valdomiro Meger (PR) e Talvane Albuquerque (AL) foram para o PFL, e Eraldo Trindade (AP) deverá seguir o mesmo caminho.
Quando conseguiu conversar com Maluf, Tartuce avisou: "Enquanto você não me recebe, as raposas do Congresso vão dizimando o nosso galinheiro. Os nossos colegas estão deixando o partido de vergonha. Não têm ambiente no partido", disse.
Tartuce mudou seu voto a pedido do presidente Fernando Henrique Cardoso, quando faltava uma semana para a votação da emenda da reeleição. Foi uma surpresa para Maluf. "O presidente Fernando Henrique fez um apelo pessoal para que eu apoiasse a emenda", afirmou o deputado do Distrito Federal. "Por isso, mudei o voto."
Na última visita à Brasília, no final do ano passado, Tartuce foi o "motorista" particular de Maluf. Colocou à disposição do então prefeito de São Paulo a sua casa e a sua Mercedez S-600.

Texto Anterior: Malufista vence aliado de FHC
Próximo Texto: Temer vence com votação menor do que a esperada
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.