São Paulo, quinta-feira, 6 de fevereiro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

IGP sobe para 1,58% no mês, diz a FGV

DA SUCURSAL DO RIO

A inflação de janeiro medida pelo IGP (Índice Geral de Preços) da FGV (Fundação Getúlio Vargas) chegou a 1,58%, superando em 0,70 ponto percentual o índice do mês anterior.
"Chuva e calor", segundo Cota, é a combinação básica que resulta em alta de preços, especialmente dos alimentos, em janeiro. Esse foi o motivo, diz ele, da elevação de 4,4% dos preços agrícolas no IPA (Índice de Preços por Atacado), um dos três que compõem o IGP.
Por conta dos preços agrícolas, o IPA passou de 1,21% em dezembro para 1,67% em janeiro. Ele tem peso de 60% na composição do IGP.
Os preços agrícolas também contribuíram para a alta de preços no varejo, medida pelo IPC (Índice de Preços ao Consumidor), que tem 30% de peso no IGP. Em janeiro, o IPC chegou a 1,85%.
Cota relacionou mais três causas para a inflação no varejo: as mensalidades escolares, que empurraram o grupo educação, leitura e recreação para uma alta de 5,88%; combustíveis, que fizeram o grupo transportes subir 2,42%; e a cerveja, que fez o grupo despesas diversas apresentar alta de 1,32%.

Texto Anterior: Inflação salta para 1,23% em janeiro
Próximo Texto: Montadoras podem cortar investimentos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.