São Paulo, quinta-feira, 6 de fevereiro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

'Trip' publica fotos inéditas de Hendrix

Revista mostra show na Inglaterra

DA REPORTAGEM LOCAL

A edição da revista brasileira "Trip" que chega hoje às bancas traz fotos inéditas do guitarrista norte-americano Jimi Hendrix, realizadas pelo fotógrafo inglês Steve Hiett 18 dias antes da morte do músico.
Hendrix, morto em 1970, se apresentava no festival da ilha de Wight, na Inglaterra, e Hiett fotografou o show por encomenda da edição britânica da revista "Rolling Stone".
Depois da apresentação, que reuniu 500 mil pessoas, Hiett entregou os filmes para um laboratório em Londres.
Como estava se mudando para Paris, acabou perdendo o contato com o laboratório e os filmes.
Durante 26 anos, as imagens de Hendrix ficaram perdidas. Apenas no ano passado os filmes foram encontrados.
Em entrevista, também publicada na última edição da revista "Trip", Hiett diz que nos contatos de seus filmes encontrou ainda imagens de outros músicos.
Dois exemplos são o trompetista Miles Davis e os integrantes da banda californiana Doors, liderada por Jim Morrison.
Ele afirma que não se lembrava dessas fotos: "Eu devo ter apagado. Eu não sei, eu não me lembro. Sabe aquele clichê, 'se você se lembra dos anos 60, então você não estava lá'?".
Um texto escrito pelo diretor Rogério Sganzerla acompanha as fotos. Sganzerla, ao lado do músico baiano Gilberto Gil, estava presente no festival de Wight.
O cineasta conta que viu, durante o festival, "a explosão de genialidade de um dos maiores autores-compositores-pensadores de nosso século".
Sganzerla conta ainda que Gilberto Gil realizou uma "improvisação" na ilha, que foi gravada e, depois, durante os intervalos dos shows, foi mostrada para Hendrix. Segundo Sganzerla, o guitarrista disse apenas que achava o som "legal".

Hoje, excepcionalmente, deixamos de publicar a coluna de David Drew Zingg.

Texto Anterior: Maria-João Pires revela várias faces de Schubert
Próximo Texto: "Crash", a subversão do sublime
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.