São Paulo, sexta-feira, 7 de fevereiro de 1997
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Montagem expõe crise da crítica americana

NELSON DE SÁ
DO ENVIADO ESPECIAL

"The Steward of Christendom" chegou afinal a Nova York, no Next Wave Festival. Não poderia ter sido mais mal acolhida.
A melhor montagem de Londres um ano atrás, com um texto revelador sobre a tragédia histórica da Irlanda e uma atuação arrebatadora de Donal McCann, cometeu o erro de ser "descoberta" por John Lahr, crítico do semanário "The New Yorker" e a grande referência para o palco americano -agora que Frank Rich deixou a crítica do "New York Times".
Os concorrentes do "Village Voice", o defensor do teatro experimental Michael Feingold, há 25 anos encastelado no tablóide alternativo, e da "New York", o irascível John Simon, conhecido por não gostar de absolutamente coisa alguma, receberam "Christendom" como o inimigo -no que faz a miséria da crítica, onde quer que esteja: a concorrência.
Reagiram sobretudo ao texto, por se tratar de monólogo descritivo, quase uma narração do protagonista, o último chefe da polícia inglesa em Dublin, que lembra a tragédia pessoal e familiar, isolado no quarto de um asilo. Mas Donald McCann não escapou, com toda a qualidade de interpretação, nem o diretor Maz Stafford-Clark.
O episódio é expressivo da crise por que passa a crítica teatral em Nova York, depois da retirada de cena do "açougueiro da Broadway", como era chamado Frank Rich. Ele tinha especial aversão ao teatro de vanguarda estabelecido e abriu caminho para a nova fase no teatro americano, de musicais como "Jelly's Last Jam", de George Wolfe, e autores como Tony Kushner e Anna Deavere-Smith.
Em dois anos, o "NYT" trocou de crítico três ou quatro vezes, sinal da dificuldade em lidar com os novos tempos no teatro da cidade -que sintetiza o teatro americano. Decidiu-se afinal por Ben Brantley, indicação do próprio Rich, mas em muitos sentidos seu oposto. Não tem a violência, nem a ambição, mas dá sequência ao serviço, na defesa de uma nova dramaturgia, como em sua bela crítica a "Chrinstendom", e de um novo musical, como em "Rent".
(NS)

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