São Paulo, terça-feira, 11 de fevereiro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Agricultura pode ter investimento

CLÓVIS ROSSI
DO ENVIADO ESPECIAL

O governo britânico comprometeu-se ontem a induzir investimentos de seus empresários na agricultura brasileira.
Foi durante conversa entre o ministro da Agricultura do Brasil, Arlindo Porto, e seu colega britânico, Anthony Baldry.
Os britânicos estão interessados, em especial, nas áreas de fruticultura e de aquacultura (cultivo de peixes ou camarões em tanques d'água, processo que, no Brasil, é considerado incipiente pelas próprias autoridades brasileiras).
Os investimentos (privados) britânicos seriam em todo o processo nessas duas áreas, ou seja, da produção ao marketing, para exportar frutas ou produtos do mar. Mas a ênfase será em processos de conservação de tais produtos, conhecido que é o desperdício, no Brasil, da produção agrícola em geral.
O encontro entre Porto e seu colega britânico fez parte do conjunto de almoços de trabalho entre ministros brasileiros e britânicos.
A questão agrícola foi também um dos temas da reunião entre o chefe do Gabinete Civil, Clóvis Carvalho, e o chefe do Departamento de Comércio e Indústria britânico, Anthony Nelson.
O brasileiro queixou-se, como é de praxe, do protecionismo europeu. O britânico concordou, também como é de praxe.
A Grã-Bretanha é um dos poucos países europeus que critica a CAP (sigla em inglês de Política Agrícola Comum), pelos pesados subsídios dados aos produtores da União Européia.

Texto Anterior: Presidente critica bloco comercial dos EUA
Próximo Texto: Tucano encontra líder trabalhista
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.