São Paulo, terça-feira, 11 de fevereiro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Jovens são os "ganhadores" de Miami

EDIANA BALLERONI
ESPECIAL PARA A FOLHA, DE MIAMI

O Festival de Cinema de Miami opera como uma mostra: não há premiações. Mas sem dúvida há "ganhadores", e os deste ano foram os jovens diretores. Com criatividade e orçamentos apertados eles provaram que é possível fazer bom cinema em cima de idéias.
Com humor e US$ 60 mil, o norte-americano Greg Mottola escreveu e dirigiu "Daytrippers", que já acumula seis prêmios e está sendo distribuído em todo o mundo.
"Love Serenade", dirigido pela australiana Shirley Barret, recebeu o Camera d'Or (melhor primeiro filme de um diretor) de Cannes e conquistou a audiência de Miami.
Na linha do suspense, "Tesis" do jovem estreante espanhol Alejandro Almenábar conseguiu prender a atenção de todos com a história da estudante de cinema que investiga um terrível crime.
Os veteranos não trouxeram surpresas para o festival. "Táxi", de Carlos Saura, com certeza não será lembrado como um dos seus melhores filmes. "Bambola", de Bigas Luna, é um monótono e supostamente cômico olhar sobre o sexo e as obsessões que ele deflagra.
"The Postman Always Rings Twice", é um filme noir rodado em Miami que se sustenta nas interpretações brilhantes de Jack Nicholson e de Michael Caine.
Nicholson e Caine tornaram-se freqüentadores da cidade após a filmagem. O primeiro é sempre visto nas casas noturnas de Miami Beach e Caine abriu um restaurante em Lincoln Road.
"Tieta do Agreste", de Cacá Diegues, foi escolhido para encerrar o festival. Diegues e Sônia Braga eram esperados para uma coletiva antes do filme e para a grande festa de encerramento no Planet Hollywood.
Eles estavam recebendo tratamento de estrelas, mas a crítica do principal jornal da Flórida, o Miami Herald, não gostou do filme.
Elogiando a interpretação de Sônia Braga e sua beleza "sem idade", o jornal acrescenta que a compressão do extenso romance de Jorge Amado em um filme de duas horas criou um roteiro repleto de calombos, notados apesar da bela fotografia e leveza que a direção de Diegues deu ao filme. O jornal concedeu a "Tieta" um mero "vale a pena ver" -abaixo da categoria "bom".
Três veteranos latinos trouxeram exemplos de cinema em que roteiro, direção, fotografia e atores interagem. Talvez o público brasileiro não esteja familiarizado com os seus nomes, mas eles estão na estrada há muito tempo: o peruano Francisco Lombardi ("Bajo la Piel"), o espanhol Manuel Gómez Pereira ("Boca a Boca") e o argentino Eliseo Subiela ("Despabílate Amor").
O Festival de Cinema de Miami deverá instituir uma premiação no próximo ano. Prêmios sempre atraem mais concorrentes e mais estrelas, mas a direção do festival promete manter a tradição de ser uma vitrine para novos diretores.

Texto Anterior: Compositor Fito Paez ataca de cineasta
Próximo Texto: "Xangô de Baker Street" terá patrocínio do banco Real
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.