São Paulo, segunda-feira, 17 de fevereiro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Sinais negativos do episódio da reeleição

RICARDO YOUNG SILVA

Uma crescente preocupação vem tomando conta do meio empresarial por conta do "rolo compressor" montado para votar a reeleição. É espantoso, por exemplo, que a emenda aprovada não tenha limitado a reeleição dos chefes de Executivo a um mandato.
Mesmo que essa não tenha sido a intenção pessoal do presidente Fernando Henrique Cardoso, o texto indica a possibilidade de eternização no poder.
Tal preocupação empresarial já era anterior à reeleição. Pesquisa feita em janeiro entre os 500 empresários do PNBE (Pensamento Nacional das Bases Empresariais), antes da votação da reeleição, mostrou que 81,5% consideravam incorreta sua apreciação pelo Congresso antes de se aprovar as reformas política, tributária, administrativa e previdenciária.
O que mais preocupa esse segmento empresarial é que o presidente Fernando Henrique Cardoso e seus aliados priorizaram a reeleição e não hesitaram em lançar mão de vasto arsenal fisiológico para tentar assegurar posições pessoais num projeto político que envolve os próximos seis anos.
Com isso, governo e aliados sinalizaram que as chances de uma reforma modernizadora do Estado praticamente acabaram.
Isso porque deveria fazer parte dessa mudança uma reforma política que aperfeiçoasse a representatividade e eliminasse a utilização do arsenal fisiológico para projetos políticos pessoais.
Da forma como agiram o Planalto e seus líderes no Congresso, essa perspectiva parece agora definitivamente afastada.
Outra sinalização é que se tornaram remotas as possibilidades de aprovação das reformas que consolidariam a estabilidade trazida pelo Real. Já era preocupante a timidez das propostas encaminhadas ao Congresso, sobretudo a tributária, aliada à demora na execução do programa de privatizações.
Agora, diante do agravamento dos problemas, como o aumento do déficit público e o desequilíbrio nas contas externas, reformas estruturais profundas e privatização acelerada torn

Texto Anterior: A descoberta do Brasil
Próximo Texto: Ode ao soldado desconhecido
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.