São Paulo, terça-feira, 18 de fevereiro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FHC quer votação de reforma até agosto

LUCIO VAZ
RAQUEL ULHÔA

LUCIO VAZ; RAQUEL ULHÔA
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Objetivo é evitar influência de pressões políticas

O presidente FHC quer que o Congresso conclua até agosto a votação da reforma da Previdência, para evitar a pressão das eleições de 98 sobre os deputados. Os líderes governistas do Senado consideram o prazo inviável.
Já aprovada na Câmara, a emenda está em tramitação no Senado. Como deverá sofrer alterações, terá que retornar à Câmara. O líder do governo no Senado, Elcio Alvares (PFL-ES), prevê o final da votação na Casa para junho.
O relator da matéria, senador Beni Veras (PSDB-CE), pediu prazo de dois meses para apresentar e votar o seu parecer na Comissão de Constituição e Justiça.
Restariam mais dois meses para a tramitação da reforma no plenário do Senado.
Mantido o cronograma, não haveria tempo para votar a reforma na Câmara dentro do prazo desejado, mesmo com uma convocação extraordinária em julho.
O presidente Fernando Henrique defende a tramitação rápida porque teme que os deputados fiquem expostos à pressão dos eleitores se a emenda for votada no segundo semestre, um período já muito próximo das eleições de 98, que vão renovar o Congresso.

Texto Anterior: Sarney é comparado a Guimarães Rosa
Próximo Texto: Só falta batizar
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.