São Paulo, terça-feira, 18 de fevereiro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Congestionamento fica abaixo do esperado

DA REPORTAGEM LOCAL

Apesar das previsões pessimistas, o caos no trânsito da cidade esperado pela CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) não aconteceu ontem, primeiro dia do ano letivo na maioria das escolas de São Paulo.
Os congestionamentos ficaram abaixo do esperado pelos técnicos e se concentraram na porta de algumas escolas.
O pico registrado pela central de operações da CET às 9h30 (78 km) foi menor do que o medido no primeiro dia do ano letivo de 1996 (81,8 km, às 8h30 do dia 5 de fevereiro), até o fechamento desta edição.
O número também é pouco maior que o registrado na manhã do último dia 3 de fevereiro, uma segunda-feira de férias escolares -74,6 km.
Segundo o presidente da CET, Nélson Maluf El Hage, a boa situação verificada ontem é reflexo da maior conscientização do paulistano. "As pessoas estão mudando hábitos, retardando ou antecipando viagens e até mesmo desmarcando compromissos desnecessários durante os horários mais críticos", disse El Hage.
No entanto, ele lembra que o bom desempenho do trânsito ontem não deve continuar esta semana. El Hage explica que as segundas-feiras são, geralmente, dias mais tranquilos e que o início do ano letivo é, historicamente, a pior época para o trânsito.
"Muitos pais ainda não se programaram com esquema de rodízio de carona. Além disso, as escolas agendam reuniões de início de ano para a primeira semana, obrigando os pais a estacionarem seus veículos nas imediações dos colégios", disse.
Multas
El Hage disse também que os "marronzinhos" foram orientados para multar apenas os casos extremos, nesses primeiros dias de aula.
"Depois que os pais se acostumarem com o esquema, daqui a três ou quatro dias, vamos multar todos os infratores", afirmou.
Ontem à tarde, a Folha percorreu algumas escolas em áreas centrais da cidade, onde costumam ocorrer congestionamentos gerados por filas duplas.
Na rua Caio Prado, Consolação, via de acesso ao Mackenzie, havia lentidão, ontem, às 17h30, mas sem registro de congestionamentos. Na rua Maestro Cardim, Paraíso, fila dupla em frente ao Colégio Maria Imaculada, provocava lentidão.
Na rua João Passaláqua, fila dupla causava lentidão, mas não interrompia o trânsito, em frente ao Colégio Passalacqua.
A avenida Pacaembu era outro ponto de lentidão ontem, na altura da rua Tupi, próximo ao Colégio Pacaembu, mas também não havia registro de congestionamento.

Texto Anterior: PM briga em campo e é acusado de matar jogador
Próximo Texto: Fuvest divulga a 2ª lista de aprovados
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.