São Paulo, terça-feira, 18 de fevereiro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

"ZINC ALLOY"

PEDRO ALEXANDRE SANCHES

O sucessor de "Tanx", de 74, leva o quilométrico título "Zinc Alloy and the Hidden Riders of Tomorrow or A Creamed Cage in August". O personagem Zinc Alloy é a resposta de Bolan ao ET roqueiro Ziggy Stardust, que em 72 levou Bowie à fama mundial.
Foi o primeiro disco assinado por Marc Bolan & T. Rex, expondo explosões de ego que já minavam a integridade da banda.
No som, o conflito também se faz sentir. Bolan mergulha fundo no universo gospel/soul, perdendo filas de fãs nas hostes adolescentes. A balada soul "Change" contrapõe-se a "Changes" (71), de Bowie, em ótica mais pessimista ("Change is coming, you better run"), e sedimenta a obsessão de Bolan por "Hunky Dory" (disco de 71 de Bowie) faixa a faixa.
O disco sobrevive hoje como marco de síntese dos 70. Em suas entrelinhas, podem-se perceber, vigorosos, os substratos que fariam o punk ("Nameless Wildness" é molde para a new wave de New York Dolls, Patti Smith e Television) e -pasme!- a discoteca, cujos rudimentos pulsam em faixas como "Venus Loon". O rock dava origem à dance music -no caso de Bolan, não totalmente à revelia.
(PAS)

Texto Anterior: "TANX"
Próximo Texto: Elvis Presley; Crash Test Dummies; André Macedo; Myriam Eduardo; Ensaio Vocal
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.