São Paulo, terça-feira, 18 de fevereiro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Líder da oposição sérvia quer monarquia

The Daily Telegraph
de Londres

DO "THE DAILY TELEGRAPH"

O líder da oposição sérvia, Vuk Draskovic, quer restaurar a monarquia no país, segundo entrevista publicada na edição de ontem do jornal inglês "The Daily Telegraph".
Draskovic disse que, se vencer as próximas eleições presidenciais (marcadas para o final do ano), pretende chamar de volta à Sérvia o príncipe Alexander -herdeiro do trono exilado em Londres- e abolir o presidencialismo no país.
"Alexander viveu toda a sua vida em países democráticos, como os Estados Unidos e a Inglaterra. Ele não é como nós, que crescemos dentro do comunismo. Nós não conseguimos entender a democracia", disse Draskovic ao jornal.
Segundo a entrevista, o objetivo do líder da oposição é instalar uma monarquia constitucional no país. Após a implantação do novo sistema de governo, ele iria se aposentar e escrever uma autobiografia.
Líder da Zajedno (Unidos), a coalizão que protestou durante os últimos meses contra a anulação das eleições de novembro, Draskovic também lidera o maior partido de oposição, o SPO (Movimento de Renovação Sérvia, em servo-croata).
Mas ele ainda não foi escolhido como o candidato oficial da oposição.
Ainda de acordo com o jornal, o líder oposicionista sérvio afirmou que submeterá seu projeto para a volta da monarquia a um plebiscito popular.

Texto Anterior: 'Bibi' será interrogado por corrupção
Próximo Texto: Saúde de reféns preocupa governo peruano
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.