São Paulo, quarta-feira, 19 de fevereiro de 1997
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Marriott amplia rede por US$ 1 bi

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

A rede hoteleira Marriott International anunciou ontem que em até cinco dias completará uma operação de aquisição do grupo Renaissance, que opera 150 hotéis em 38 países.
O negócio está avaliado em US$ 1 bilhão, e a Marriott assumirá as dívidas do grupo, que estava sendo disputado por outro grupo hoteleiro, o Doubletree.
Com essa operação, o grupo Marriott torna-se um gigante no setor, com mais de 1.300 hotéis em todo o mundo. O grupo Renaissance opera também sob duas marcas diferentes na Ásia (New World) e em outras áreas (Ramada International).
A partir dessa aquisição, a rede hoteleira Marriott conseguirá entrar em 40 novos mercados, incluindo Rússia, China, Japão, Índia, Itália e Turquia, mais que dobrando sua presença fora dos EUA. Ou seja, trata-se de uma estratégia de expansão com foco principalmente nos mercados asiáticos.
O grupo Renaissance é propriedade de uma empresa de desenvolvimento imobiliário com sede em Hong Kong, a New World Development Co., que nos últimos anos investiu sobretudo em novos projetos na China. A rede Marriott, com 200 mil funcionários e sede em Washington, anunciou também que pretende formar parcerias com a New World para novos projetos, depois da aquisição do Renaissance.
O mercado de turismo movimenta nos Estados Unidos cerca de US$ 60 bilhões e cresceu 5,3% em 1996 em comparação com 1995, depois de uma fase de reestruturação. Vários grupos investiram demais em expansão da capacidade nos anos 80 e passaram a enfrentar uma crise. As aquisições agora em curso premiam os grupos maiores, que atravessaram a crise sem fragilizar suas finanças.

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