São Paulo, quarta-feira, 19 de fevereiro de 1997 |
Texto Anterior |
Próximo Texto |
Índice
Marriott amplia rede por US$ 1 bi
DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS A rede hoteleira Marriott International anunciou ontem que em até cinco dias completará uma operação de aquisição do grupo Renaissance, que opera 150 hotéis em 38 países.O negócio está avaliado em US$ 1 bilhão, e a Marriott assumirá as dívidas do grupo, que estava sendo disputado por outro grupo hoteleiro, o Doubletree. Com essa operação, o grupo Marriott torna-se um gigante no setor, com mais de 1.300 hotéis em todo o mundo. O grupo Renaissance opera também sob duas marcas diferentes na Ásia (New World) e em outras áreas (Ramada International). A partir dessa aquisição, a rede hoteleira Marriott conseguirá entrar em 40 novos mercados, incluindo Rússia, China, Japão, Índia, Itália e Turquia, mais que dobrando sua presença fora dos EUA. Ou seja, trata-se de uma estratégia de expansão com foco principalmente nos mercados asiáticos. O grupo Renaissance é propriedade de uma empresa de desenvolvimento imobiliário com sede em Hong Kong, a New World Development Co., que nos últimos anos investiu sobretudo em novos projetos na China. A rede Marriott, com 200 mil funcionários e sede em Washington, anunciou também que pretende formar parcerias com a New World para novos projetos, depois da aquisição do Renaissance. O mercado de turismo movimenta nos Estados Unidos cerca de US$ 60 bilhões e cresceu 5,3% em 1996 em comparação com 1995, depois de uma fase de reestruturação. Vários grupos investiram demais em expansão da capacidade nos anos 80 e passaram a enfrentar uma crise. As aquisições agora em curso premiam os grupos maiores, que atravessaram a crise sem fragilizar suas finanças. Texto Anterior: Como vai o setor calçadista? Próximo Texto: Os municípios e o saneamento - 2 Índice |
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress. |