São Paulo, quarta-feira, 19 de fevereiro de 1997 |
Texto Anterior |
Próximo Texto |
Índice
CD-ROM põe ruas de Paris na Internet
RICARDO ANDERÁOS
O produto que atraiu maiores atenções durante a feira foi a NetBox, um aparelho que permite navegar pela Internet via televisão (leia texto ao lado). E a grande tendência para a temporada multimídia 1997-98 parece ser mesmo o CD-ROM híbrido. As empresas que ainda não lançaram o seu híbrido estavam anunciando para breve essa combinação, que garante altas doses de material multimídia -como animações 3D, vídeo e áudio de alta qualidade no CD-ROM-, com comunicação e atualização das informações pela Internet. "Segundo Mundo" A emissora de TV francesa Canal+ apresentou um dos projetos mais interessantes nessa linha, o "Deuxième Monde" ("Segundo Mundo"), ainda em fase de teste. Num CD-ROM, os usuários recebem um modelo tridimensional das principais ruas e pontos turísticos da cidade de Paris. Graças a um programa incluído no CD, cada "habitante" cria em seu disco rígido um avatar (representação de seu próprio corpo) para ser visto pelos outros participantes. Também é possível escolher a decoração e a localização de seu apartamento na cidade virtual. Conectando o "Deuxième Monde" à rede, é possível passear pela Paris tridimensional, encontrar os outros habitantes para bate-papos ou participar de votações e assembléias públicas para elaboração da Constituição do Segundo Mundo. Quem quiser também pode fazer compras nas lojas on line que já aderiram ao projeto, como a cadeia musical Virgin Records, por exemplo. Para mais informações, basta consultar o site do Canal+ na Internet. O endereço é http://www.cplus.fr. Enciclopédias Mesmo os CD-ROMs tradicionais, como enciclopédias, ganham muito com a nova arquitetura híbrida. A produtora inglesa Dorling Kindersley, por exemplo, estava apresentando sua "Crônica do Século 20" nesse novo formato. O CD-ROM traz vídeos, fotos e textos sobre os principais acontecimentos do século. A obra está atualizada até o final do ano passado. Para informações mais quentes, os usuários do CD-ROM com acesso à rede podem consultar um site especialmente criado, que é diariamente atualizado. Reunindo mais de 10 mil profissionais de 47 países, a Milia funciona como balanço do mercado no ano que passou. Mas também é o melhor balão de ensaio para a indústria internacional de multimídia testar novas tendências. Um dos pontos mais interessantes da feira é o Clube dos Jovens Criadores. Nesse pavilhão foram apresentados 26 projetos selecionados em concurso, como filmes interativos, CD-ROMs e sites para a Internet. Texto Anterior: Cannes mescla 3D, CD-ROM e Internet Próximo Texto: NetBox vai à Web pela TV Índice |
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress. |