São Paulo, sábado, 22 de fevereiro de 1997 |
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Supermercado aumenta preço em 3,6%
MAURO ZAFALON
Nos hipermercados, o aumento acumulado é de 2%, conforme pesquisa semanal do Datafolha. A pesquisa é feita em 18 supermercados e 18 hipermercados da cidade de São Paulo e abrange cem itens nos setores de alimentos, produtos de higiene e limpeza. Nesta semana o Datafolha coletou 7.143 preços. Os aumentos mais recentes, no entanto, já ocorrem em ritmo menor do que na segunda quinzena de janeiro e início de fevereiro. Wilson Tanaka, do Sincovaga, diz que esses aumentos ocorrem devido à concentração de acertos entre indústrias e supermercados a partir do dia 10 de janeiro. Quando varejo e atacado, sem estoques devido às vendas de final de ano, retornaram às indústrias para repor mercadorias em suas redes no início do ano, receberam novas listas de preços. O aumento não foi generalizado. Enquanto algumas indústrias, como as de higiene e limpeza repassaram aumentos de 6%, em média, outras -mais estocadas- reduziram preços, diz Tanaka. Reajuste menor O presidente do Sincovaga diz que uma pesquisa ampla de sua entidade -com cerca de 170 produtos- está apurando reajustes inferiores aos do Datafolha. Em janeiro, enquanto o Datafolha registrou 1,87%, Tanaka diz que a pesquisa aponta taxa próxima a 1%. As prateleiras dos supermercados começaram a mostrar mais acentuadamente os novos preços para os consumidores no final de janeiro e início de fevereiro, quando o reajuste médio semanal chegou a 0,9%. As vendas de fevereiro estão melhores do que as de janeiro. O acumulado deste mês supera em 10% o do mesmo período de janeiro. Tanaka diz que essa recuperação foi um alívio, mas ressalta que tradicionalmente os primeiros dias do ano são fracos em vendas. O presidente do Sincovaga prevê aumento médio de 6% nas vendas deste mês em relação às de janeiro. Texto Anterior: Fatia de 5% manteria emprego Próximo Texto: Órgão apura efeitos da premium Índice |
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