São Paulo, sábado, 22 de fevereiro de 1997
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Órgão apura efeitos da premium

Conar vai investigar anúncio de gasolina

CLAUDIA GONÇALVES
DA REPORTAGEM LOCAL

O Conar (Conselho Nacional de Auto-Regulamentação Publicitária) entrará na próxima terça-feira com três processos investigatórios para apurar a veracidade dos comerciais sobre a nova gasolina premium.
Os processos analisarão as propagandas da Esso, da BR e da Ipiranga-Atlantic -únicas distribuidoras a veicular, até agora, anúncios sobre o novo combustível.
Segundo Ivan, como as propagandas se concentram num suposto aumento de potência gerado pela premium, o Conar consultará especialistas para comprovar ou não os efeitos da gasolina.
A decisão não será fácil, pois as possíveis vantagens trazidas pela premium variam e diferem de carro para carro -e os testes ainda estão em andamento.
"A premium não faz o carro correr mais. Se eu tivesse um Fusca, por exemplo, não colocaria essa gasolina", conta Renato Vieira, coordenador do Comitê de Tecnologia da BR.
Vieira ressalta que não haverá danos para os carros mais antigos, mas eles também não ganharão nada em termos de desempenho. "A premium é mais adequada aos carros importados ou aos nacionais com motores de alta compressão, ou seja, acima de 9:1."
Wilson Siqueira, coordenador de Serviços Técnicos da Esso, concorda com Vieira. Siqueira aconselha os consumidores que tiverem dúvida sobre as vantagens da premium a consultarem as montadoras (no caso dos carros nacionais) ou os representantes comerciais (no caso dos importados).

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