São Paulo, sábado, 22 de fevereiro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Detido teve acesso a informação dos EUA

Mexicano era ligado a cartel

CARLOS EDUARDO LINS DA SILVA
DE WASHINGTON

Autoridades do governo dos EUA deram informações detalhadas sobre o que sabiam a respeito dos cartéis de drogas mexicanos ao chefe do programa antinarcóticos daquele país dias antes de ele ter sido preso sob a acusação de colaborar com os traficantes.
A notícia, divulgada pelo "The New York Times", gera duras críticas de líderes da oposição, que as acusam de irresponsabilidade no manuseio de informações do interesse da segurança nacional.
Os EUA não foram informados pelo México de que o general Jesús Guitiérrez Rebollo estava sendo investigado sob a suspeita de ter acordos secretos com os líderes dos cartéis de drogas mexicanos.
Guitiérrez foi preso no dia 6. O governo dos EUA foi informado do fato junto com o público, quando o ministro da Defesa do México, Enrique Cervantes Aguirrre, fez o anúncio oficial. Cervantes disse que o general havia recebido presentes, pagamentos e terrenos do cartel de Amado Carrillo Fuentes. Daqui a duas semanas, os EUA divulgarão seu relatório sobre o narcotráfico internacional. (CELS)

Texto Anterior: Promotor recua e permanece no cargo
Próximo Texto: 'NYT' quer atrair anunciante nacional
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.