São Paulo, sábado, 22 de fevereiro de 1997
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'NYT' quer atrair anunciante nacional

Jornal dos EUA lança edições regionais

CARLOS EDUARDO LINS DA SILVA
DE WASHINGTON

A decisão do jornal "The New York Times" de publicar edições regionais para Washington e Boston se deve ao desejo de aumentar os leitores fora de Nova York e atrair anunciantes nacionais.
Janet Robinson, gerente-geral do diário de maior prestígio dos EUA, diz que tem percebido "um crescimento particularmente forte" na publicidade dirigida a consumidores de todo o país. Esse tipo de anúncio já responde por 53% da receita publicitária do "Times".
"Além de espalhar as fontes de receita por todo o país, a publicidade nacional protege melhor o jornal de eventuais problemas econômicos locais", diz Robinson.
O "NYT" vende cerca de 760 mil exemplares de segunda a sábado na região de Nova York e 340 mil no restante do país. Em Boston e Washington, a circulação paga é de cerca de 110 mil cópias.
Robinson espera ganhar entre 7.000 e 10.000 novos leitores nas duas cidades este ano ano e cerca de 30 mil até o final do século graças às novas edições. Para a edição de domingo, a estimativa de crescimento de leitores é de 15 mil este ano e 103 mil até 2000.
A circulação paga e o volume de publicidade do "Times" têm caído de forma consistente nos últimos anos. Ele perdeu 100 mil leitores nos dias de semana e 80 mil nos domingos desde 1993 e o espaço de publicidade caiu cerca de 40% desde 1987, embora a receita tenha permanecido mais estável devido ao aumento do custo.
As novas edições, que começaram a circular no dia 18, trazem notícias do interesse das regiões na primeira página e informações sobre artes e espetáculos locais. Como são impressas nas redondezas de Washington e Boston, contêm noticiário mais atualizado.
Como parte de sua estratégia de expandir sua circulação nacional, o "Times" fechou acordo de circulação com 33 jornais diários pelo país. Os assinantes desses jornais que também assinarem o "Times" receberão os dois juntos.
O "NYT" também acertou com a maior distribuidora de revistas do país para que o jornal seja colocado a partir deste ano em 25 mil novos pontos de venda nos EUA, 8 mil acima dos atuais.
(CELS)

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