São Paulo, domingo, 23 de fevereiro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

'Meia taça' conquistada em 40 está exposta em museu

MÁRIO MAGALHÃES
DO ENVIADO A RIO GRANDE (RS)

A fumaça que enevoava o ambiente na reunião que criou o Sport Club Rio Grande não era de um charuto qualquer, mas dos legítimos Poock.
A marca ficou registrada na memória porque naquela fábrica da cidade trabalhavam alguns pioneiros do clube, inclusive o dono.
Quase todos os 19 presentes (há divergências sobre o número) na noite de inverno de 19 de julho de 1900, no Club Germania, eram alemães ou ingleses.
Eles foram ao Germania para uma festa, convidados pelo alemão Johannes Minnemann, que comemoraria seus 25 anos, completados dois dias antes.
Na verdade, Minnemann estava pouco interessado em festejar seu primeiro quarto de século -queria apenas fundar o novo clube.
Porto de extremo sul do Brasil, Rio Grande reuniu muitos estrangeiros desde que foi fundada por portugueses em 1737, dominada por espanhóis durante 13 anos, reconquistada pelos lusitanos em 1776 e "descoberta" por comerciantes europeus no século 19, quando ali foram viver.
Hoje, a idade do Rio Grande envaidece a cidade gaúcha. No museu local, está exposta a meia taça que a equipe conquistou em 1940.
Em 1939, os três rivais locais romperam. Para selar a reconciliação, foi promovido um torneio.
Como Rio Grande e São Paulo terminaram empatados, e devido ao temor de nova cisão, a taça de metal foi serrada pela metade e dividida pelos dois clubes.
Durante anos, a Ponte Preta, de Campinas (SP), reivindicou o título de longevidade, apesar de a CBF reconhecer o Rio Grande.
A ata de fundação da Ponte, datada de 11 de agosto de 1900, já a colocaria em segundo lugar.
Mais: no ano passado, série de reportagens do jornal campineiro "Diário do Povo" revelou que o clube foi fundado em 1906.
(MM)

Texto Anterior: Ex-goleador ganha tijolos para jogar
Próximo Texto: Clube-empresa de Zico busca títulos e lucro
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.