São Paulo, domingo, 23 de fevereiro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Buraco menor; Nosso bolso; Corte cívico; Olhando as contas; Grãos em alta; Pressão de cima; Concentrando; Ganhando escala; Para cachorro; Nem o mínimo; Perdendo o ano; Má companhia; Megaevento; In loco; Queda-de-braço; Envelhecendo; Nova tentativa; Sem pedágio; Fertilizando as vendas

Buraco menor
Nos cálculos de Raul Velloso, especialista em orçamento, o déficit de 97 cai para 3% do PIB. A queda será reflexo mais do aumento das receitas do que corte de gastos.

Nosso bolso
Teremos em 97, diz Velloso, "o pico máximo da carga tributária". A arrecadação cresce 11% enquanto o PIB aumenta 4%.

Corte cívico
"Cada corte no gasto público é um ato de patriotismo ", diz o consultor Luís Paulo Rosenberg. Para ele, adiar o ajuste é impor mais sacrifícios ao setor privado.

Olhando as contas
Segundo o mercado, hoje o investidor estrangeiro está mais preocupado com o ajuste fiscal do que com a balança comercial.

Grãos em alta
As exportações de soja vão atingir recorde histórico em volume neste ano. É o que prevê Ricardo Pelúcio, da ContiBrasil, uma das maiores exportadoras de grãos.

Pressão de cima
A Venezuela está sofrendo forte pressão dos EUA, que quer impedir sua adesão ao Mercosul. É o que relatou a FHC, durante almoço, o amigo pessoal e ex-deputado Fernando Gasparian, após visita ao país vizinho.

Concentrando
Fusões e aquisições vão ficar com 52% do que será investido em 97 pelos filiados da Anefac (que reúne executivos de finanças, administração e contabilidade).

Ganhando escala
Segundo a Anefac, 23% dos recursos serão empregados na aquisição de máquinas e 12%, na ampliação do parque produtivo.

Para cachorro
A Hope assinou contrato para uso dos personagens Disney em todos os seus produtos. O primeiro lançamento da linha será a cueca infantil com os 101 Dálmatas.

Nem o mínimo
A maioria -de 55% a 70%- das crianças que estudam e trabalham em centros urbanos ganha menos do que um mínimo, diz pesquisa do Dieese e da CNTE, feita com apoio da OIT. A jornada de trabalho chega a 14 horas por dia.

Perdendo o ano
A repetência na escola atinge índices de 60% a 70% entre as crianças que trabalham, diz o Dieese. Foram pesquisadas 1.491 crianças, de 7 a 14 anos, de seis capitais, com trabalho "tolerado" -como office-boy, empacotares etc.

Má companhia
Segundo levantamento da OIT, 16% das crianças brasileiras trabalham, o que coloca o país no sexto lugar do ranking mundial.

Megaevento
No dia 5, o consulado do Canadá e a Fiemg lançam o "Canadá nas Gerais". Orçado em US$ 2,5 milhões, o evento acontece em setembro em Belo Horizonte (MG).

In loco
Cerca de 130 empresários canadenses virão ao país no "Canadá nas Gerais", representando 30% do PIB. Interesse dos canadenses: telecomunicações, transporte, energia, máquinas, produtos alimentícios e mineração.

Queda-de-braço A
Federação Nacional dos Corretores de Seguros inicia campanha, no dia 1º de março, tentando mostrar a superioridade do seguro saúde sobre os planos de saúde. Começa em São Paulo, com cem outdoors e 100 mil folhetos.

Envelhecendo
A Vera Cruz Previdência, ligada ao grupo Mapfre, estima que 12,5 milhões de brasileiros terão mais de 60 anos no ano 2000, contra 4,7 milhões em 1970.

Nova tentativa
Os petroleiros querem levar a CUT a realizar, com os telefônicos, ato de protesto contra a forma como deverá se dar a privatização, diz Carlos Spis, da FUP.

Sem pedágio
"O projeto do petróleo permite a transferência de tecnologia da Petrobrás de graça", diz Spis.

Fertilizando as vendas
Enquanto as vendas de adubo cresceram 8,8% em 96, o faturamento aumentou 10,6%. Maior impulso veio da pecuária leiteira, com alta de 20%.

E-mail: painelsa@uol.com.br

Texto Anterior: CEF já tem 20 mil imóveis retomados
Próximo Texto: Indução à evasão
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.