São Paulo, domingo, 23 de fevereiro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Vista sua casa

MARCELO LIMA

Versatilidade e manutenção fácil fazem das capas boa opção para conferir novo visual à decoração
Flexibilidade parece ser mesmo palavra de ordem no vocabulário do design contemporâneo. Não por acaso, boa parte do mobiliário apresentado no último Salão do Móvel de Milão, Itália, uma espécie de Meca do design mundial, não propunha novos formatos. Ao contrário, preservava desenhos clássicos de móveis e revisitava um recurso usado há tempos na decoração de interiores: capas e revestimentos destacáveis.
Fórmula fácil e rápida para conferir nova aparência a estofados e cadeiras, as capas são indicadas também pela sua praticidade, por facilitarem a manutenção dos móveis, resolvendo problemas frequentes na decoração.
Além do revestimento cru, hit da decoração nos anos 80, tecidos listrados ou estampados também passam agora a vestir móveis. Com novas versões de fixação -zíperes, amarrações e velcro-, possibilitando formatos retos ou amplos, as capas já são executadas por boa parte das lojas de tecidos da cidade.
Mas é sempre bom tentar compatibilizar os critérios decorativo e funcional. O ideal é empregar tecidos como o algodão e o brim pré-lavados, que, além de não encolherem, permitem que a lavagem possa ser feita em casa. Tecidos como a seda e o jacquard necessitam de serviços especiais de lavagem.
Também na hora da confecção, o melhor é recorrer a fornecedores especializados, já que certas partes dos móveis, como a junção do braço com o encosto de uma poltrona, por exemplo, precisam de costuras especiais para garantir o caimento.
A impermeabilização pode aumentar ainda mais a conservação das peças, sem restrições quanto ao tipo de tecido empregado. Todos conservam a mesma aparência após o processo. No entanto, para garantir a integridade do tecido, a técnica só deve ser aplicada especialistas.

ONDE ENCONTRAR
Artefacto: rua Haddock Lobo, 1.405, Jardins, tel. 3061-5855. Larmod: al. Gabriel Monteiro da Silva, 413, Jardins, tel. 3061-1944. Peça Única: al. Jauaperi, 204, Indianopólis, zona sul, tel. 570-0101. Aplikator Impermeabilização: rua das Fiandeiras, 187, Vila Olímpia, zona sul, tel. 820-3811

Texto Anterior: Medo sem objeto
Próximo Texto: A classe da madeira
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.