São Paulo, domingo, 23 de fevereiro de 1997
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Mappin vira franquia

ALEXANDRE LOURES
DA REPORTAGEM LOCAL

Depois de 83 anos de anos de atuação apenas no mercado paulista, o Mappin -a mais tradicional loja de departamentos de São Paulo- inicia seu plano de expansão por franquias para todo o país.
Os primeiros alvos da expansão são cidades do interior paulista com mais de 50 mil habitantes.
A rede, que anunciou a intenção de negociar franquias no final de 1996, já conta com cerca de 300 interessados. Segundo a empresa, dois investidores já foram selecionados. O controle acionário do Mappin é do empresário Ricardo Mansur, que o adquiriu há seis meses por R$ 23 milhões.
A Folha traz nesta edição, com exclusividade, informações sobre como ser um franqueado Mappin.
Perfil
Segundo consultores, o Mappin tem os ingredientes fundamentais para ser uma franquia de sucesso: é uma empresa conhecida e tradicional no mercado varejista.
Investimento
As franquias do Mappin poderão ser modulares (leia texto na página seguinte). Para abrir uma franquia de 100 m² (tamanho médio de um apartamento de três dormitórios em São Paulo), o investidor deverá desembolsar cerca de R$ 150 mil, entre gastos com instalação e taxa de franquia (R$ 80 mil).
Uma loja com 500 m² vai exigir em torno de R$ 500 mil em investimentos. Nesse caso, a taxa de franquia sobe para R$ 150 mil.
Seja qual for o tamanho da loja, o pagamento poderá ser feito em 15 vezes, sem correção, sendo que a primeira parcela poderá ser quitada 30 dias após a abertura da loja. A esses valores deverão ser acrescidos os gastos com o ponto.
A empresa cobra ainda, taxa de royalties, que varia de 4% a 8% sobre as compras, e taxa de 3%, também sobre o total de compras, para o fundo promocional, que vai cuidar da propaganda da rede.
Para evitar a concorrência entre duas ou mais unidades, o Mappin elaborou um plano de proteção territorial. Os territórios protegidos variam de acordo com o potencial de consumo da cidade.
Para uma cidade com mais de 300 mil habitantes, a área protegida é a que estiver dentro de um raio de 2 km a partir da loja.
Nas cidades de porte médio (de 100 mil a 300 mil habitantes), serão protegidos os centros comerciais. Em cidades com menos de 100 mil habitantes, a proteção territorial atinge todo o município. Também não poderão existir duas unidades da rede em um mesmo shopping.
Procedimento
Quem quer se candidatar a franqueado Mappin deve enviar uma carta, com nome e endereço completos, para o departamento de franquia da empresa.
O passo seguinte é o preenchimento de uma ficha cadastral, onde será avaliado o perfil do candidato e a sua capacidade de investimento. Para cada loja, a empresa vai estudar a viabilidade do negócio de acordo com localização, tamanho e variedade de produtos.

Onde encontrar - Mappin Franquia: av. Brigadeiro Faria Lima, 2.075, 3º andar, Jardim Paulistano, São Paulo (SP).

LEIA MAIS sobre franquia do Mappin na pág. 9-2

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