São Paulo, domingo, 23 de fevereiro de 1997 |
Texto Anterior |
Próximo Texto |
Índice
Mappin vira franquia
ALEXANDRE LOURES
Os primeiros alvos da expansão são cidades do interior paulista com mais de 50 mil habitantes. A rede, que anunciou a intenção de negociar franquias no final de 1996, já conta com cerca de 300 interessados. Segundo a empresa, dois investidores já foram selecionados. O controle acionário do Mappin é do empresário Ricardo Mansur, que o adquiriu há seis meses por R$ 23 milhões. A Folha traz nesta edição, com exclusividade, informações sobre como ser um franqueado Mappin. Perfil Segundo consultores, o Mappin tem os ingredientes fundamentais para ser uma franquia de sucesso: é uma empresa conhecida e tradicional no mercado varejista. Investimento As franquias do Mappin poderão ser modulares (leia texto na página seguinte). Para abrir uma franquia de 100 m² (tamanho médio de um apartamento de três dormitórios em São Paulo), o investidor deverá desembolsar cerca de R$ 150 mil, entre gastos com instalação e taxa de franquia (R$ 80 mil). Uma loja com 500 m² vai exigir em torno de R$ 500 mil em investimentos. Nesse caso, a taxa de franquia sobe para R$ 150 mil. Seja qual for o tamanho da loja, o pagamento poderá ser feito em 15 vezes, sem correção, sendo que a primeira parcela poderá ser quitada 30 dias após a abertura da loja. A esses valores deverão ser acrescidos os gastos com o ponto. A empresa cobra ainda, taxa de royalties, que varia de 4% a 8% sobre as compras, e taxa de 3%, também sobre o total de compras, para o fundo promocional, que vai cuidar da propaganda da rede. Para evitar a concorrência entre duas ou mais unidades, o Mappin elaborou um plano de proteção territorial. Os territórios protegidos variam de acordo com o potencial de consumo da cidade. Para uma cidade com mais de 300 mil habitantes, a área protegida é a que estiver dentro de um raio de 2 km a partir da loja. Nas cidades de porte médio (de 100 mil a 300 mil habitantes), serão protegidos os centros comerciais. Em cidades com menos de 100 mil habitantes, a proteção territorial atinge todo o município. Também não poderão existir duas unidades da rede em um mesmo shopping. Procedimento Quem quer se candidatar a franqueado Mappin deve enviar uma carta, com nome e endereço completos, para o departamento de franquia da empresa. O passo seguinte é o preenchimento de uma ficha cadastral, onde será avaliado o perfil do candidato e a sua capacidade de investimento. Para cada loja, a empresa vai estudar a viabilidade do negócio de acordo com localização, tamanho e variedade de produtos. Onde encontrar - Mappin Franquia: av. Brigadeiro Faria Lima, 2.075, 3º andar, Jardim Paulistano, São Paulo (SP). LEIA MAIS sobre franquia do Mappin na pág. 9-2 Texto Anterior: Hering planeja invadir Sul e Sudeste Próximo Texto: Unidades podem ter tamanhos variáveis Índice |
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress. |