São Paulo, domingo, 23 de fevereiro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

'Anjo' e 'Salsa' têm a pior audiência

DANIEL CASTRO
DA REPORTAGEM LOCAL

As novelas "Anjo de Mim" e "Salsa e Merengue" estão tendo os piores índices de audiência registrados pelo Ibope desde 1993, respectivamente nas faixas das seis e das sete da Rede Globo.
Até dezembro passado (último dado disponível), a média mensal de "Anjo de Mim" era de 28 pontos na Grande São Paulo. Cada ponto equivale a cerca de 80 mil telespectadores.
Sua antecessora, "Quem É Você", teve média de 32 pontos.
A baixa performance de "Anjo de Mim" fica mais explícita quando comparada com "Mulheres de Areia", exibida entre fevereiro e setembro de 1993. A trama de Ivani Ribeiro teve 49 pontos de média mensal.
Desde então, as novelas das seis só vêm perdendo audiência. "Sonho Meu" (setembro/93 a abril/94) ficou com 44 pontos de média, 4 a mais que "Tropicaliente" (abril a dezembro/94).
Em janeiro de 95, a Globo lançou "Irmãos Coragem", numa tentativa de reconquistar a audiência. Mas o projeto não emplacou e a novela teve média de 33 pontos, 1 a menos do que "História de Amor", sua sucessora na faixa das seis.
Já "Salsa e Merengue" tinha até dezembro média mensal de 36 pontos, 1 a menos que sua antecessora, "Vira Lata" (37) -considerada "um fracasso" pela própria Globo.
A média de "Salsa" está 16 pontos distante da audiência do maior sucesso na faixa das sete desde 1993: "A Viagem" (52 pontos entre os meses de março e outubro de 1994).
Culpa do trânsito
Para Walter Negrão, 55, autor de "Anjo de Mim", o principal vilão, que estaria roubando a audiência das novelas das seis, seria o trânsito de São Paulo.
"O trânsito de São Paulo piorou muito nos últimos quatro anos. Hoje, ninguém consegue mais chegar em casa às 18h", diz.
Em segundo lugar, ainda segundo Negrão, o horário de verão também atrapalhou a audiência de "Anjo de Mim". "O horário de verão é terrível para as novelas das seis", diz.
Negrão acredita que se acrescentasse esse público -que não consegue mais estar em casa às 18h- ao cativo -donas-de-casa, principalmente- sua novela não estaria tão mal no Ibope.
O autor também enumera a concorrência com as outras emissoras e com os canais de TV paga como fatores para a queda da audiência das novelas das seis.
Para Negrão, "Anjo de Mim" ainda pode estar sendo vítima de boicote. "'Anjo de Mim' tem uma temática muito específica, fala da regressão no tempo, da reencarnação. Pode estar havendo uma rejeição, principalmente dos evangélicos", diz.
Maria Carmem Barbosa, que escreve "Salsa e Merengue" com Miguel Falabella, diz não sofrer qualquer pressão da Globo com relação à audiência da novela. Ela nega que a direção teria pedido mudanças na trama, como a antecipação do aparecimento de Urbano (José Wilker).

Texto Anterior: Novela completa 31 anos nos EUA
Próximo Texto: Leandra se identifica com a Helena de "A Indomada"
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.