São Paulo, domingo, 23 de fevereiro de 1997
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CARTAS

* "Gostaria de saber qual a diferença entre injeção eletrônica monoponto e multiponto. Qual a potência do Gol 1.000, 62 cavalos (cv) ou 54,4 cv? Quero saber também por que a primeira revisão do Gol 1.000 97 é feita com 10.000 km e a do Palio, com 20.000 km."
Orlando Grandolpho (Alfredo Marcondes, SP)
Resposta
Segundo o engenheiro Breno Breinis, da Planet Motors, a diferença da injeção monoponto e da multiponto está, entre outras coisas, no número de bicos injetores.
A injeção monoponto só tem um bico, que alimenta os quatro cilindros. A multiponto tem quatro bicos, um para cada cilindro. A multiponto oferece melhor potência, desempenho e economia de combustível, segundo o engenheiro.
A potência do Gol 1.000 é de 54,4 cv. Quem estipula o período de revisão dos veículos são os fabricantes. Segundo a Fiat, seu modelo foi desenvolvido para receber a primeira revisão só depois de 20.000 km rodados.

* "Gostaria de saber se é permitida a substituição da placa dianteira convencional do veículo pela placa adesiva."
Guilherme Licastro Cobucci (São Paulo, SP)
Resposta
Segundo o Detran (Departamento Estadual de Trânsito), a placa adesiva é proibida. A multa é de R$ 109,20.

* "Tenho um Tempra i.e., ano 95. Houve superaquecimento do motor logo depois de ter saído da concessionária. Levei o carro à revenda Car Veículos. Lá, o recepcionista abriu a tampa do sistema de arrefecimento com o motor ainda quente. O líquido fervendo respingou na lataria. Em seguida, minha mulher constatou que o verniz da pintura ficou manchado. A concessionária afirmou que o líquido não danifica a pintura, mas disse que o carro seria avaliado por um inspetor da montadora.
O Tempra também apresenta barulho na parte traseira, problema avaliado por um técnico que sugeriu a substituição do tanque de combustível. Levado novamente à revenda, apenas foi substituído o cabo do freio de mão."
Paulo Roberto Ferreira Galvão (Santos, SP)
Resposta
A Fiat informou que o veículo foi vistoriado por um representante, que concluiu que as manchas na pintura não foram provocadas pelo líquido de arrefecimento, mas por ataque externo, não coberto pela garantia. Quanto ao problema do barulho traseiro, o tanque de combustível foi trocado sem ônus para o cliente.

A Folha contatou o leitor e foi informada de que o barulho foi solucionado. Ele disse ainda que houve um acordo judicial com a revenda Car Veículos, que o restituiu em R$ 2.000, valor referente ao problema ocorrido na pintura.

* "Tenho um Corsa GSi 16V. Em setembro passado, o tracionador da correia dentada partiu. Levei o carro à revenda Brasvel, que substituiu o componente, a correia dentada e as velas. Depois desse serviço, fui informado de que o problema era mais sério. Seria necessário abrir o motor e trocar algumas peças. Um mês depois, recebi o Corsa 16V com o desempenho inferior ao do meu outro Corsa, versão Wind. Levei-o à revenda Motorauto, onde foram constatadas duas trincas no bloco do motor. Finalmente, após três meses, recebi o carro com novo motor."
Lisio Alfredo Cesar (Belo Horizonte, MG)
Resposta
A General Motors disse que contatou o cliente no dia 15 de janeiro e foi informada de que o carro estava em ordem. Ainda segundo a montadora, a revenda prometeu averiguar os problemas relatados.

A Folha contatou o leitor e foi informada de que os problemas foram solucionados.

* "Estou com minha Blazer parada na revenda Marco 23 com defeito na válvula de respiro do motor. Além disso, a concessionária solicitou por três vezes a mangueira do ar-condicionado e ainda não recebeu a peça. Gostaria de saber o motivo de tanta demora."
Douglas Pagnard (São Paulo, SP)
Resposta
Segundo a General Motors, o cliente foi avisado, na primeira quinzena de dezembro, sobre a remessa das peças necessárias para o serviço em seu veículo.

Em contato com o leitor, a Folha foi informada de que o problema foi solucionado depois de quatro meses de espera.

* "Tenho um Dodge Dart 78, com motor V8. Gostaria de saber se posso instalar a unidade de comando nacional, já que a original é importada."
Roque Oliveira (Ourinhos, SP)
Resposta
Segundo o mecânico João Rondini, existem três opções para a troca da unidade de comando desse modelo: importar a peça original (a importadora Hidrapart pode fazer a encomenda, tel. 011/223-8088); voltar o distribuidor para o sistema de platinado ou, ainda, instalar um distribuidor da marca Mallory (eletrônico de última geração), que pode ser encontrado em lojas de importados.

* "Comprei um Palio EL, em maio. O carro saiu da concessionária com problemas no estofamento -costuras malfeitas. Levei-o à revenda Mais no dia 23 de setembro. O carro ficou parado quatro dias. Depois desse período, fui avisada de que seria necessária a troca do tecido, mas a montadora afirma que não tem o produto."
Adriana Diniz (São Paulo, SP)
Resposta
A Fiat informou que o veículo foi reparado na revenda Mais e restituído à cliente, em condições normais de uso, no dia 23 de janeiro.

A Folha contatou a leitora, que confirmou as informações da montadora.

Cartas devem ser enviadas à Folha (Redação - Veículos), al. Barão de Limeira, 425, 4º andar, CEP 01202-900, Campos Elíseos, São Paulo, SP, ou e-mail veiculos@uol.com.br. Coloque nome completo, endereço e telefone para verificarmos se o problema foi resolvido. As cartas só serão respondidas nesta seção.

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