São Paulo, domingo, 23 de fevereiro de 1997
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Ford Ka é divertido e fácil de manobrar

MARCELO TADEU LIA
DA REDAÇÃO

O subcompacto Ford Ka é um veículo realmente divertido de dirigir e, pelas reduzidas dimensões, muito fácil de manobrar.
O motor Endura de 1.299 centímetros cúbicos (cc) da versão CLX -o mesmo que equipa o Fiesta- oferece bom torque (força) em baixas rotações, garantindo agilidade para vencer o trânsito pesado, sua verdadeira vocação.
Como em outros modelos recém-lançados da Ford, o Ka apresenta uma cabine bastante silenciosa com o motor ligado. Em marcha lenta, é muito difícil ouvir ruídos externos.
O conforto ao dirigir é garantido pela direção precisa, pelo câmbio de engates suaves e pela embreagem de acionamento hidráulico, extremamente macia.
Com a mesma plataforma do irmão Fiesta, mas 20 centímetros menor, o Ka apresentou uma excelente estabilidade. O carrinho passa com certa indiferença por curvas acentuadas, sem maiores inclinações na carroceria.
Por ser um veículo voltado para o uso urbano, o modelo também apresenta bons valores de consumo de combustível. Segundo a Ford, o Ka faz 13,6 km/l na cidade e 18,6 km/l, na estrada.
O subcompacto acelera de 0 a 100 km/h em 15,9 segundos e atinge velocidade máxima de 151 km/h, de acordo com a montadora.
Por dentro
Design futurista, funcionalidade e boas soluções de ergonomia fazem do interior um show à parte.
A começar pelo painel arrojado, em dois planos. O conjunto de instrumentos inclina-se para o motorista, facilitando o acionamento dos controles, que são grandes para minimizar o esforço.
Velocímetro e mostrador do nível de combustível, com desenhos ovais, têm fundo branco. A falta de espaço, porém, impede a instalação de um conta-giros.
No centro do console, ao alto, destaca-se o belo relógio análogo, com ponteiros de cor vermelha e fundo também alvo.
O espaço para o passageiro da frente é valorizado pelo desenho mais aprofundado do painel, que garante boa área para movimentar as pernas.
O porta-luvas -do modelo CLX- traz outra inovação. É giratório, semelhante a um tambor, com duas divisões que permitem guardar pequenos objetos.
Mas o conforto na parte dianteira não se repete atrás. Com espaço ínfimo para as pernas, os passageiros sentem desconforto.
O acesso também é complicado, já que o Ka apenas possui versões duas portas.
O porta-malas, como é fácil supor, apresenta espaço bem restrito: comporta apenas duas malas de porte médio.
A Ford espera vender cerca de 50 mil unidades do Ka neste ano. O mix de produção já está definido: 85% de modelos 1.0 e o restante, 15%, da versão CLX 1.3.
(MTL)

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