São Paulo, quarta-feira, 26 de fevereiro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ex-secretário muda sede da empresa

'Estava quase sem cliente', disse José Pereira

WILSON TOSTA
DA SUCURSAL DO RIO

O ex-secretário de Fazenda de Alagoas José Pereira de Souza, 48, determinou anteontem a seus subordinados na Consultinvest Investimentos e Participações, empresa de que é sócio e até então sediada na rua da Quitanda 52, 301, no centro do Rio, que a mudassem para outro endereço, o que aconteceu ainda ontem.
"Estava deixando de ter tranquilidade para trabalhar", disse Souza ontem à Folha, por telefone, de Salvador, para onde viajara na véspera, a negócios. Segundo ele, o envolvimento de seu nome no escândalo dos precatórios o prejudicou. "Estava quase sem cliente nenhum", afirmou.
Souza negou que a Consultinvest fizesse negócios com títulos públicos e afirmou não ter ligações com o mercado do dólar.
Foi por meio de doleiros que deixou o Brasil parte do dinheiro desviado em operações com papéis emitidos a pretexto de pagar precatórios. "Vou dizer à CPI o que já afirmei na CPI da Assembléia Legislativa de Alagoas: que todas as emissões de títulos foram autorizadas pelo Banco Central e pelo Senado, com base em documentos", afirmou.
O ex-secretário disse que integrou o governo de Alagoas de janeiro de 1995 a 7 de outubro de 1996, quando deixou a administração alagoana "a pedido" por estar "cansado do serviço público". Souza disse que, durante sua gestão, foram emitidos R$ 300 milhões em títulos de Alagoas.
"Utilizamos esse dinheiro para pagar empréstimos bancários e dívidas de obras em realização ou já realizadas." De acordo com a Constituição, os títulos só poderiam ser emitidos para pagar precatórios, mas Souza não esclareceu se esse era o caso.

Texto Anterior: Polícia Federal fará blitz em corretoras
Próximo Texto: Transação dá prejuízo a AL
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.