São Paulo, quarta-feira, 26 de fevereiro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PM leva Operação Centro à zona oeste

OTÁVIO CABRAL
DA REPORTAGEM LOCAL

A Operação Centro, prevista inicialmente para durar até o dia 1º de março, deve ser prorrogada por tempo indeterminado.
Além disso, a operação deve ser ampliada, atingindo bairros próximos ao centro, como Cerqueira César, Higienópolis (ambos na região central), Pinheiros, Jardins e Sumaré (todos na zona oeste).
Na opinião do Comando de Policiamento de Choque (CPChoque), menores infratores e moradores de rua estariam migrando do centro de São Paulo para esses bairros, devido à operação.
Para evitar um aumento da criminalidade nesses bairros "nobres", a operação provavelmente terá sua área de ação ampliada.
"Vamos avaliar os dados da criminalidade durante a operação para definir as novas áreas que serão priorizadas", afirmou o capitão Abaré Vaz de Lima, chefe da divisão operacional do CPChoque.
"Mas já é certo que a operação irá continuar por tempo indeterminado, pois conseguiu atingir seus objetivos."
Mendigos
A operação teve início no último dia 18, com o objetivo principal de aumentar a segurança na região central de São Paulo.
Para isso, todo o contingente da tropa de choque da Polícia Militar, aproximadamente 320 policiais, foi colocada na rua, visando inibir a criminalidade.
Nos primeiros dias, a ação priorizou a retirada de menores e mendigos das ruas.
Após receber críticas da Igreja Católica, a PM mudou o modo de agir, buscando convênios com albergues e tentando convencer os indigentes a sair das ruas.
Na opinião de Vaz de Lima, a região está mais segura desde o início da operação. "A presença ostensiva da polícia nas ruas dá mais segurança à população e inibe a ação de criminosos".
O delegado Choji Myiaki, titular da Delegacia Seccional Centro, concorda com Vaz de Lima. Ele afirma que diminuiu o número de furtos e assaltos, ocorrências mais frequentes na região.
Mas Myiaki não dispõe de números para confirmar sua tese. Segundo ele, os dados da criminalidade no mês de fevereiro devem ser divulgados apenas no início de março.
Menores
Na manhã de ontem, a operação voltou a atacar o problema dos adolescentes infratores. Até as 13h, 23 crianças haviam sido encaminhadas ao SOS Criança.
No dia anterior, apenas uma criança foi encaminhada ao SOS no mesmo período.
Na praça da República, por volta das 11h, um adolescente foi detido em flagrante, acusado de furtar a bolsa de uma mulher. Ele também foi levado ao SOS.
Segundo o CPChoque, até as 13h, 29 pessoas foram levadas aos distritos policiais da região para averiguação. Como nenhuma delas era procurada, todas foram liberadas em seguida.
Vinte sem-teto foram "convencidos" pela polícia a deixar as ruas e encaminhados a albergues.
Segundo a PM, outras operações do CPChoque devem ser ampliadas em março. Entre elas estão a Carga Pesada, contra o roubo de caminhões, e a Zona Sul, com o objetivo de evitar homicídios.

Texto Anterior: Marronzinho pode ficar proibido de multar hoje
Próximo Texto: Novo inquérito investiga verbas do PAS
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.