São Paulo, quarta-feira, 26 de fevereiro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Spice Girls levam dois prêmios na noite pop do Brit Awards

Single e vídeo do grupo foram considerados os melhores

LUCIA MARTINS
DE LONDRES

Os grupos Spice Girls e Manic Street Preachers foram os grandes vencedores da noite de anteontem, na entrega dos prêmios aos melhores do pop britânico do ano passado -o Brit Awards.
O quinteto britânico levou o prêmio de melhor single do ano, por "Wannabe" -que encabeça as listas de hits em 30 países, incluindo os Estados Unidos- e de melhor vídeo, "Say You'll Be There".
Seu êxito no Reino Unido, onde se tornaram ídolos dos adolescentes, fez com que Geri, Mel B, Vicky, Emma e Mel C, as integrantes do grupo, fossem acusadas de ser um produto comercial lançado por algum produtor hábil.
Com sua linguagem direta e campanha ruidosa em favor do "poder das jovens" em assuntos sexuais e sociais, as Spice Girls entraram no debate político.
Geri se declarou thatcheriana, o que provocou uma reação da imprensa do país. O "Financial Times" criticou sua afirmação de que Margaret Thatcher foi a "primeira Spice Girl". Na noite de segunda-feira, a mesma Geri estava com um microvestido que reproduzia a bandeira britânica. "Para meu adorável John Major", disse.
Melhor banda
O prêmio de melhor banda, no entanto, foi para o Manic Street Preachers, grupo do País de Gales. Seu último álbum, "Everything Must Go", também foi considerado o melhor.
Foram premiados ainda George Michael (melhor cantor masculino), Gabrielle (melhor cantora), Prodigy (melhor grupo dançante), "Trainspotting" (melhor trilha sonora), Fugees (melhor grupo internacional), Sheryl Crow (melhor cantora internacional) e Beck (melhor cantor internacional).
30 anos
Os homenageados da noite foram os Bee Gees. O trio recebeu um prêmio por sua "notável contribuição para a música britânica" nos 30 anos de carreira.
O grupo apresentou dois de seus maiores sucessos: "To Love Somebody" e "Staying Alive".
Diana Ross e Jamiroquai também participaram da noite. Apesar de não receberem prêmios, Diana, acompanhada pela banda, cantou o seu sucesso "Upside Down".
A premiação é dada todos os anos após a realização de uma pesquisa de opinião com o público britânico.
No ano passado, o show foi apresentado por Chris Evans, mas ele decidiu não continuar neste ano por causa da discussão que teve com o Oasis naquela premiação. O comediante Ben Elton o substituiu.
Os britânicos tiveram que esperar pelas imagens veiculadas pela imprensa ontem para ver como foi a cerimônia.
Os organizadores decidiram não transmitir o evento ao vivo pela TV. No ano passado, a transmissão se alongou porque Jarvis Cocker, vocalista do Pulp, subiu no palco para animar, à sua maneira, a atuação de Michael Jackson.

Texto Anterior: Novo estilo de comédia usa retórica da publicidade
Próximo Texto: Celebridade gera conflito entre pais e filhos no pop latino
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.