São Paulo, quarta-feira, 26 de fevereiro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Processadores fazem correção eficiente

DA REPORTAGEM LOCAL

Os processadores de texto "Word97", da Microsoft, e o "WordPerfect 6.1", da Corel, fazem revisão de texto rápida e eficiente, mas não incluem a verificação gramatical em português.
O recurso, no "Word 97", difere pouco da versão anterior, o "Word 7.0". No entanto, as diferenças agilizam o trabalho de revisão de texto.
A versão 97 do "Word" faz correção automática, autocorreção e verificação ortográfica pela função Ferramentas, na barra de tarefas, ou pelo botão direito do mouse.
A interatividade entre uma função e outra também conta pontos.
"Word 97"
O "Word 97" está integrado no pacote "Office 97", lançado na semana passada, mas pode ser adquirido separadamente, em versão CD-ROM.
A empresa também vende o produto em disquetes de 3,5 polegadas, mas só a pedido do usuário. Neste caso, é preciso ligar para a empresa no Brasil e encomendar a versão em disquete (veja telefone na arte ao lado).
Para configurar a correção de texto, vá em Ferramentas, Idioma. Clique Definir Idioma, para escolher em qual dos dicionários o programa deve se basear para fazer as correções, Dicionário de Sinônimos, para saber quais verbetes podem substituir uma palavra duvidosa ou o que eles significam, e Hifenização.
Depois, vá em Ferramentas e Opções. Clique em Ortografia e Gramática e assinale os tipos de erro que o programa deve reconhecer. Você verá que a caixa Gramática está desabilitada. A função só serve para a versão do produto em inglês. Clique em OK.
Uma vez definida a configuração, o programa começa a trabalhar praticamente sozinho.
Minhoquinhas
Enquanto você escreve, palavras não reconhecidas são grifadas com uma "minhoquinha" vermelha.
Erros mecânicos também são corrigidos automaticamente, assim como palavras que vêm depois de ponto final.
Elas são colocadas com a inicial em maiúscula, excetuando-se os casos de abreviação -há uma lista de palavras abreviadas à qual você pode acrescentar outras e que são reconhecidas pelo programa.
Quando o texto está terminado, a verificação pode ser feita com a ajuda do mouse (função nova) ou pela barra de tarefas.
Com o botão direito do mouse, clique na palavra destacada. Uma janela mostrará as opções para aquela palavra. Se quiser substituí-la por uma das sugestões do programa, é só clicar na correta.
Essa janela também mostra as funções Ignorar, Adicionar (acrescenta a palavra a seu dicionário personalizado) e AutoCorreção.
Caminho mais longo
No menu, o caminho é um pouquinho mais longo. Vá em Ferramentas. Há cinco funções básicas: Ortografia e Gramática, Idioma, Contar Palavras, AutoCorreção e AutoResumo.
Se você quiser saber por que as palavras grifadas estão erradas, opte por Ortografia e Gramática. A cada verificação, uma janela se abre, mostrando parte do texto e uma sugestão com a palavra correta. Você pode substituir, ignorar ou adicionar.
Se você estiver com pressa, coloque o cursor no início do texto e opte pela AutoCorreção (em Ferramentas ou no ícone ABC, também na barra de tarefas). O programa irá corrigir o texto sozinho sem mostrar o que há de errado.
O defeito da autocorreção é que se a palavra destacada estiver correta mas não fizer parte dos verbetes de reconhecimento do programa, ela pode ser trocada por uma de grafia aproximada -nem sempre de mesmo significado.
Por isso, vale a pena dar uma segunda revisada -desta vez humana- no texto antes de dar o trabalho por terminado.
A função AutoResumo pode servir para quando é preciso fazer uma versão concisa do texto. Quando acionada, ela destaca os principais trechos do trabalho e faz uma espécie de resumo.
"WordPerfect"
No processador da Corel, a revisão de texto está na barra de menu, em Ferram. As opções são Corretor, Correção Rápida, Idioma Theasaurus e Grammatik (as duas últimas só para textos em inglês).
Quando acionado o Corretor, uma janela mostra as palavras que o programa não reconheceu. Também sugere outras e opções de configuração: Corretor (verificação só por palavra, no documento todo ou por sentença), Dicionários (principal ou suplementares) e Opções (tipos de erro a apontar).
O modo de Correção Rápida, quando ativado, substitui as palavras erradas durante a digitação, e ainda permite tirar dúvidas quanto à ortografia de palavras mais comuns. Nesse modo ainda há, em Opções, a Correção Inteligente.
Ela permite ao usuário ativar, por exemplo, funções como troca de aspas comuns (") por aspas inglesas ("").

Texto Anterior: "Revisor Gramatical" peca no uso de crases
Próximo Texto: Saiba como declarar IR sem sair de casa
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.