São Paulo, quinta-feira, 27 de fevereiro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Brasil eleva imposto para lápis da China

Governo diz que houve dumping

DA SUCURSAL DE BRASILIA

O governo brasileiro fixou tarifas de 202,3% e 301,5% sobre as importações de lápis de cor e de grafite da China.
Essa medida vale por cinco anos e foi adotada para proteger a indústria nacional.
Isso significa que esses dois produtos pagarão uma sobretaxa acima dos 18% de Imposto de Importação já fixado para o lápis.
O governo constatou prática de dumping nas exportações de lápis chineses para o Brasil. Os exportadores estavam cobrando preços abaixo do custo, o que prejudicava os produtores brasileiros.
O pedido para a abertura de investigação de dumping foi feito pelas empresas Labra e Johann Faber, as duas maiores fabricantes do país.
O MICT (Ministério da Indústria, do Comércio e do Turismo) aceitou a solicitação e verificou que, entre 1991 e 1995, os exportadores cobraram preços inferiores aos custos da indústria nacional.
Durante o período da investigação, todas as partes envolvidas responderam a questionários, exceto os produtores e exportadores chineses.
O processo começou em janeiro do ano passado, e em julho o governo impôs sobretaxa de 288,5% para os dois produtos chineses.

Texto Anterior: Divergência marca instalação de comissão
Próximo Texto: Abertura do setor pode ser paralisada
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.