São Paulo, sexta-feira, 28 de fevereiro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Una tem 2 pontos com água contaminada, diz Adolfo Lutz

DA FOLHA VALE

O Instituto Adolfo Lutz constatou contaminação de água em dois pontos na Barra do Una, na terceira análise feita em fontes de água de São Sebastião (litoral norte de São Paulo).
A análise foi feita a pedido da prefeitura. Um dos pontos é abastecido pela Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo).
O outro é um poço artesiano do condomínio Esmeralda. Ambos ficam na costa sul do município.
Foram coletadas amostras de água em oito pontos na Barra do Una e em Juqueí.
A Sabesp contestou os resultados do laudo. Segundo o superintendente da Unidade de Negócios da Sabesp no litoral norte, João Carlos Simões, os laudos não refletem a realidade. "Nós fazemos um controle diário da água e garantimos uma qualidade excelente."
O instituto enviou os laudos -que indicam contaminação por coliformes fecais- à prefeitura.
A prefeitura encomendou análises semanais ao Instituto Adolfo Lutz. Anteontem, foram coletadas quatro amostras em Boiçucanga.
A prefeitura e a Vigilância Sanitária estão percorrendo os principais locais onde foram constatados focos de contaminação para orientar os moradores sobre medidas para esterilizar a água.
Diarréia
As análises semanais foram encomendadas pela prefeitura depois que cerca de 500 pessoas apresentaram sintomas de contaminação, principalmente na costa sul de São Sebastião.
A maioria das pessoas contaminadas apresentava diarréia e dores abdominais constantes.

Texto Anterior: Centros em SP e nos EUA estudam a hepatite 'boa'
Próximo Texto: STF autoriza marronzinho a multar
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.