São Paulo, sábado, 1 de março de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Exigência reduz crescimento

FREE-LANCE PARA A AGÊNCIA FOLHA, EM PORTO ALEGRE

O prefeito de Porto Alegre, Raul Pont (PT), disse ontem que o crescimento médio anual de 0,5% nos últimos cinco anos em Porto Alegre (RS) deve-se basicamente a questões econômicas.
Pont citou como exemplos a facilidade de obter terrenos para moradias e oportunidades de empregos industriais em municípios como Campo Bom, Parobé, Nova Hartz, Cachoeirinha e Gravataí, todos na região metropolitana.
"Em Porto Alegre, o nível de exigência é maior, as oportunidades de emprego são voltadas mais para a área de serviços em universidades, hospitais e meios de comunicação, por exemplo. Isso diminui a procura", disse o prefeito.
Segundo Pont, o índice de analfabetismo na capital gaúcha fica hoje em 5%, e a expectativa da atual administração é de que, daqui a três anos, esteja entre 1% e 1,5%. A expectativa de vida do porto-alegrense, conforme o prefeito, ultrapassa os 70 anos, e a taxa de natalidade infantil "não é preocupante". Isso, diz, contribui para que haja um crescimento "meramente vegetativo". Para o prefeito de Porto Alegre, os principais problemas nas regiões metropolitanas não se relacionam à migração, mas à ausência de um planejamento comum entre os municípios.

Texto Anterior: Conheça a metodologia
Próximo Texto: Mulheres são maioria em onze Estados
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.