São Paulo, sábado, 1 de março de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Empresas no futebol

Patrocinados por empresa brasileira
. Santos - Unicór
. Portuguesa - Salenco
. Flamengo - Petrobrás Distribuidora
. Grêmio - Renner
. Sport - Renner
. Inter-RS - Aplub
. Atlético-MG - TAM
. Cruzeiro - Energil-C
. Corinthians - Banco Excel-Econômico
. Vitória - Banco Excel-Econômico
. São Paulo - Data Control
. Vasco - Data Control

Patrocinado por empresas estrangeiras
. Palmeiras - Parmalat

Multinacionais no futebol europeu
. Sharp - Manchester United (Inglaterra)
. Opel (GM) - Bayern (Alemanha), PSG (França) e Milan (França)
. Sony - Juventus (Itália)
. Pirelli - Inter (Itália)
. Ford - Valencia (Espanha)
. Philips - PSV (Holanda)

Sem patrocínio
. Fluminense
. Botafogo

Por que as empresas não patrocinam?

1 - Estratégia - O futebol não faz parte da estratégia de marketing da empresa. Normalmente a empresa não precisa do tipo de veiculação obtida com o futebol e se concentra em outras mídias.

2 - Sem parceira - Clubes não aceitam parceria, isto é, ingerência dos patrocinadores. Como o investimento é grande, as empresas relutam em abdicar de um funcionário que controle o uso da verba de dentro do clube.

3 - Desorganização - A bagunça do futebol, com a falta de calendário e planejamento preciso e de longo prazo, dificulta o programa de marketing. Fica difícil convencer a empresa das vantagens.

4 - Dano à imagem - Temor de associar a imagem da empresa ao futebol, devido a escândalos, falta de organização, ameaça de cenas de violência etc. Um incidente com um clube ou jogador prejudica a imagem do patrocinador.

5 - Desconfiança - Empresas relutam em ingressar no meio futebolístico, considera amador, pouco confiável e corrupto. Diante disso, é melhor ficar de fora.

6 - Retaliação - Temor de que torcidas rivais boicotem os produtos de um patrocinador de sucesso.

7 - Síndrome Parmalat - Temor de que a parceria não obtenha o mesmo sucesso obtido pela co-gestão Palmeiras/Parmalat, pioneira e ainda considerada modelo de patrocínio.

Texto Anterior: Múltis rejeitam o mercado brasileiro
Próximo Texto: Parceria de sucesso
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.