São Paulo, sábado, 1 de março de 1997 |
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Empresas no futebol Patrocinados por empresa brasileira . Santos - Unicór . Portuguesa - Salenco . Flamengo - Petrobrás Distribuidora . Grêmio - Renner . Sport - Renner . Inter-RS - Aplub . Atlético-MG - TAM . Cruzeiro - Energil-C . Corinthians - Banco Excel-Econômico . Vitória - Banco Excel-Econômico . São Paulo - Data Control . Vasco - Data Control Patrocinado por empresas estrangeiras . Palmeiras - Parmalat Multinacionais no futebol europeu . Sharp - Manchester United (Inglaterra) . Opel (GM) - Bayern (Alemanha), PSG (França) e Milan (França) . Sony - Juventus (Itália) . Pirelli - Inter (Itália) . Ford - Valencia (Espanha) . Philips - PSV (Holanda) Sem patrocínio . Fluminense . Botafogo Por que as empresas não patrocinam? 1 - Estratégia - O futebol não faz parte da estratégia de marketing da empresa. Normalmente a empresa não precisa do tipo de veiculação obtida com o futebol e se concentra em outras mídias. 2 - Sem parceira - Clubes não aceitam parceria, isto é, ingerência dos patrocinadores. Como o investimento é grande, as empresas relutam em abdicar de um funcionário que controle o uso da verba de dentro do clube. 3 - Desorganização - A bagunça do futebol, com a falta de calendário e planejamento preciso e de longo prazo, dificulta o programa de marketing. Fica difícil convencer a empresa das vantagens. 4 - Dano à imagem - Temor de associar a imagem da empresa ao futebol, devido a escândalos, falta de organização, ameaça de cenas de violência etc. Um incidente com um clube ou jogador prejudica a imagem do patrocinador. 5 - Desconfiança - Empresas relutam em ingressar no meio futebolístico, considera amador, pouco confiável e corrupto. Diante disso, é melhor ficar de fora. 6 - Retaliação - Temor de que torcidas rivais boicotem os produtos de um patrocinador de sucesso. 7 - Síndrome Parmalat - Temor de que a parceria não obtenha o mesmo sucesso obtido pela co-gestão Palmeiras/Parmalat, pioneira e ainda considerada modelo de patrocínio. Texto Anterior: Múltis rejeitam o mercado brasileiro Próximo Texto: Parceria de sucesso Índice |
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