São Paulo, segunda-feira, 3 de março de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MDB é objeto de estudo

DA REPORTAGEM LOCAL

A história recente de um grupo de 23 deputados do MDB, que teve um papel importante na resistência democrática durante a ditadura militar no Brasil, estava se perdendo à medida que seus componentes iam morrendo.
O objetivo central da tese de doutorado apresentada à Faculdade de Educação da Unicamp (Universidade de Campinas) pela professora da Universidade de Taubaté Ana Beatriz Nader, 40, foi justamente registrar essa história que não havia sido documentada.
A documentação foi formada a partir de entrevistas com deputados que fizeram parte do grupo, entre eles o atual prefeito de Campinas (SP), Francisco Amaral e o deputado Paes de Andrade (PMDB-CE).
O grupo compreendia os 23 deputados que elaboraram e assinaram a declaração de voto na anticandidatura de Ulysses Guimarães, na sessão da Câmara que elegeu Ernesto Geisel presidente do Brasil em 15 de janeiro de 1974.
Para realizar o trabalho, a pesquisadora adotou a metodologia da história oral pura. Nessa forma de história, que interessa é a narrativa individual segundo a versão de quem vivenciou diretamente o processo.
"Entendo que as visões de mundo e os projetos de sociedade são partes integrantes da história. Daí a necessidade de registrar as metas, as insatisfações e as aspirações dos componentes do Grupo Autêntico", escreve a pesquisadora.
Na dissertação, ela procurou "revelar a história de um determinado grupo dentro da oposição no período mais duro do regime militar". Segundo ela, a escolha do tema foi motivada pelo desejo de levantar questões pouco exploradas.

Texto Anterior: Pela universidade pública
Próximo Texto: Cliente deve checar procedência de lotes
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.