São Paulo, segunda-feira, 3 de março de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Adaptação é uma das armas

CÉLIA GOUVÊA FRANCO
DA REPORTAGEM LOCAL

As campanhas publicitárias da Brahma fora do Brasil -especificamente na Venezuela e na Argentina- são criadas em sistema de parceria entre a Fischer, Justus, sua agência no mercado doméstico, e empresas instaladas nos outros países, nas quais a própria Fischer tem participação majoritária.
A Brahma decidiu que não seria eficiente simplesmente vincular nos dois outros países os mesmos anúncios de cerveja usados no Brasil por causa das especificidades dos seus mercados publicitários. Na Venezuela, por exemplo, é proibida a publicidade de bebidas alcoólicas em televisão, o que significa maior utilização de revistas e outdoor.
Isso não impede, porém, que cenas de filmes e mesmo comerciais inteiros produzidos num dos três países sejam usados nos outros.
Outras empresas brasileiras que estão se expandindo no exterior têm usado comerciais criados no país, como é o caso da rede de joalherias H. Stern e as Indústrias Muller de Bebidas, fabricante da Caninha 51. Campanhas para produtos dos dois grupos, criadas pela agência Lage & Magy, estão sendo veiculadas nos Estados Unidos e na Europa.
Outra tendência é o uso de uma mesma série de anúncios para uma determinada região. Esse foi o caso do lançamento no Brasil e em mais sete países da América Latina de produtos da marca americana Betty Crocker (massas para bolos) por meio de uma campanha criada no Brasil pela agência Salles/DMB&B e finalizada nos EUA.
(CGF)

Texto Anterior: Campanha só traduz anúncio
Próximo Texto: Em família; No dia-a-dia; Por inteiro; Na mídia; Atraindo bilhões; "Bloco Brasil"; Às alturas; De perto; Roupa nov; Invadindo a praia; Questão de sobrevivência; Feliz ano novo; Sem polêmica; Em busca do lucro; Com a bola toda; Fazendo escola; Como parâmetro; Custo Brasil; No Mercosul
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.