São Paulo, segunda-feira, 3 de março de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Nova York promove ciclo de Luis Buñuel

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

A obra do cineasta espanhol Luis Buñuel será tema de retrospectiva em Nova York, com exibição de filmes dirigidos, produzidos e interpretados pelo artista.
Organizado pelo Instituo Cervantes e pela filmoteca Anthology Film Archives -onde os filmes serão exibidos-, o ciclo "The Sharpened Eye" começa no dia 14 de março e vai até 15 de abril.
Durante o evento, 37 filmes apresentados exibidos, desde os clássicos do diretor, como "Um Cão Andaluz" (1928), "A Idade do Ouro", (1930) e "O Anjo Exterminador" (1960), a filmes em que Buñuel atua, como em "En Este Pueblo No Hay Ladrones", dirigido por Alberto Isaac, e "Llanto por un Bandido", de Carlos Saura.
Uma das novidades do ciclo será a exibição de "Cela s'Apelle l'Aurore", dirigido por Buñuel em 1995 e inédito nos EUA, e de três filmes que o cineasta produziu durante a segunda república espanhola, também nunca exibidos nos Estados Unidos.
Senso de humor
Para José Maria Conget, organizador do evento e diretor de atividades culturais do Instituto Cervantes de Nova York, as principais contribuições de Buñuel para a história do cinema são seu senso de humor, que define como "muito hispânico", e uma "visão particular da realidade". "Da união do surrealismo com o humor negro espanhol, surge algo explosivo."
Cartazes
No dia 13 de março, o professor Agustín Sánchez Vidal, da Universidade de Zaragoza, especialista na obra de Buñuel vai dar uma palestra. No dia 22 de março começa também uma exposição de cartazes de filmes do diretor.
Nascido em 1900 no povoado de Calanda, Buñuel morou durante grande parte da sua vida no México, onde dirigiu a maioria de suas produções e morreu em 1983.
O cineasta só dirigiu três filmes na Espanha: o documentário "Las Hurdes" (1932), "Viridiana" (1961) e "Tristana" (1970).
O ciclo sobre o cineasta espanhol conta com a colaboração do Instituto de Cinema e de Artes Audiovisuais da Espanha (ICAA), do Ministério de Educação e Cultura e da Sociedade Geral de Autores e Editores da Espanha.

Texto Anterior: Companhia cinematográfica brasileira, criada em 1949, ganha retrospectiva, que estréia hoje na Sala Cinemateca, em São Paulo
Próximo Texto: Greenaway quer reinventar o cinema
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.