São Paulo, terça-feira, 4 de março de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

BM&F poderá ter uma filial no Uruguai

LUIZ ANTONIO CINTRA
DA REPORTAGEM LOCAL

A BM&F (Bolsa de Mercadorias & Futuros) quer abrir uma representação no Uruguai para que os investidores estrangeiros possam participar dos negócios celebrados na instituição, exatamente como um investidor brasileiro.
Com isso, essas operações não representariam entrada de recursos externos, não afetando, portanto, as reservas internacionais do Tesouro, avalia o presidente da BM&F, Manoel Félix Cintra Neto.
A representação seria uma saída à proibição baixada em agosto de 95 pelo Banco Central, que estava preocupado justamente em conter a entrada de dólares no país.
Em 95, o BC proibiu que os investidores estrangeiros continuassem operando com contratos de dólar e de índice Bovespa futuros, negociados na BM&F -as duas modalidades permitidas então.
A BM&F espera agora que o BC autorize a abertura da sucursal.
Segundo Dorival Rodrigues Alves, superintendente-geral da BM&F, os investidores estrangeiros representavam entre 10% e 15% dos negócios fechados com contratos de índice e de dólar.
Caso o padrão se mantenha, é possível que os negócios na BM&F cresçam na mesma proporção, já que os investidores passariam a ter acesso a todos os mercados.
Na avaliação de Cintra Neto, os contratos agrícolas -como de soja e trigo- são os que devem despertar o maior interesse dos investidores dos países do Mercosul.
Isso porque esses países, especialmente a Argentina, são fortes na produção de commodities.
Serviria ainda para que os estrangeiros pudessem realizar operações de "hedge" (proteção), por exemplo, com contratos futuros do Ibovespa -o que certamente deve interessar aos investidores que já podem operar com ações.
O Uruguai foi escolhido pela BM&F por contar com um sistema financeiro desenvolvido e por possuir legislação das mais liberais em termos de tratamento ao capital estrangeiro. As autoridades uruguaias já foram consultadas "informalmente" e, diz a BM&F, ficaram interessadas.

Texto Anterior: Mulheres já são metade da PEA, mas ganham menos que homens
Próximo Texto: Bovespa se recupera e sobe 1,7% no dia
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.