São Paulo, terça-feira, 4 de março de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

A estratégia de Wagner Ramos

FERNANDO RODRIGUES

Brasília - Está cada vez mais evidente que o ex-coordenador da Dívida Pública de São Paulo Wagner Baptista Ramos é a pessoa que tem as melhores condições de provar o envolvimento dos peixes graúdos no escândalo dos precatórios.
Seu próximo depoimento na CPI pode ser bombástico.
Primeiro, porque já parece estar claro que ele mentiu no seu primeiro depoimento. O valor que recebeu de comissões foi muito maior do que os R$ 150 mil declarados.
Segundo, porque o ex-funcionário da Prefeitura de São Paulo dirá que Celso Pitta sempre soube de tudo.
Tudo, no caso, no que se refere a ele, Wagner Ramos, prestar assessoria a outros governos. Além disso, dirá Ramos, Pitta sabia sobre seus contratos com a corretora Perfil.
É óbvio que Wagner Ramos não dirá tudo o que sabe. Vai falar apenas até o ponto em que não possa ficar mais comprometido do que está. Mas o bastante para apertar e pressionar os seus ex-chefes, Pitta e Paulo Maluf.
A estratégia da defesa de Wagner Ramos será transmitir a idéia de que ele é apenas um dos bagrinhos dessa história toda. Pode até ter faturado alto. Mas nem se compara ao que os tubarões embolsaram.
O objetivo de Wagner Ramos será livrar a sua cara. Por isso, ele sabe que não adianta empurrar para o fundo do poço seus ex-chefes. Precisa apenas deixá-los cientes de que isso poderia acontecer num momento de desespero.
Pela lógica do mentor das operações com precatórios, é melhor ter Celso Pitta e Paulo Maluf acuados do que derrotados.
Acuados, seus ex-chefes poderão ajudá-lo. Derrotados, nada fariam.
Se a estratégia vai dar certo ou não, é uma incógnita. Vai depender diretamente da sagacidade dos senadores que vão inquirir Wagner Ramos e da profundidade dos documentos que o Banco Central vai fornecer.
Também será importante para Wagner Ramos o interesse que os senadores terão em pegar peixes grandes. Mas essa é uma outra história.

Texto Anterior: Erramos
Próximo Texto: Receita de esclarecimento
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.